Parque do Itacolomi recebe atividade de observação de aves

Notícia

Qui, 16 nov 2017


O Parque Estadual do Itacolomi, em Ouro Preto e Mariana, receberá no próximo sábado (18/11) o projeto “vem Passarinhar MG”. A atividade tem como objetivo fomentar o turismo nos Parques Estaduais de Minas Gerais. O Itacolomi é a terceira unidade de conservação estadual a receber a ação.

A atividade é uma parceria do Instituto Estadual de Florestas (IEF) com a Secretaria de Estado de Turismo de Minas Gerais (Setur-MG), com o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), os Circuitos Turísticos Serras Verdes do Sul de Minas e as agências de turismo: DestinosMG, Maritaca Expeditions e Uai Trip.

Durante o passeio, os participantes poderão percorrer por trilhas de regiões definidas, além de participarem de palestras sobre a importância da observação de aves e outros temas relevantes para a comunidade local. Os eventos contarão com a presença de um convidado para ministrar uma palestra intitulada “Papo de Passarinho”.

Foto: Divulgação IEF
Lapinha Zezé de Osçar
Durante a ação, participantes percorrem trilhas de regiões definidas
 

Em sua primeira edição, o “Vem Passarinhar MG” teve início no dia 4 de agosto, com um projeto piloto no Parque Estadual Serra Verde. A programação incluiu ainda o Parque Estadual Rio Doce e o Parque Nacional Serra do Cipó. O projeto promove a observação e o monitoramento de aves como ferramentas de conscientização e conservação das espécies e seus habitats.
 
Mais informações sobre a atividade, bem como a forma de inscrição estão disponíveis no site www.turismo.mg.gov.br/vempassarinharmg
 
Observação
 
A observação de aves é uma atividade crescente no Brasil, a cada ano mais pessoas se encantam com o prazer de encontrar e identificar pássaros, seja no quintal de casa ou num parque natural. Praticada há várias décadas na Europa e Estados Unidos, a observação de pássaros envolve crianças e adultos, todos munidos de binóculos ou câmeras, em uma aventura em busca de novas espécies.
 
Com mais de 1.900 espécies, o Brasil é um dos principais destinos para observadores de aves do mundo todo e, claro, cada vez mais brasileiros se tornam praticantes. Em Minas Gerais não poderia ser diferente: o estado é rico em belezas naturais e cenários exuberantes, coberto por três biomas, Mata Atlântica, Cerrado e Caatinga, abrigando mais de 40% das espécies de aves registradas no país.
 

Emerson Gomes
Ascom/Sisema