P.E. da Serra do Rola-Moça mobiliza produtores rurais

Notícia

Qua, 07 mai 2008


Denominado "Conviver", o programa busca desenvolver atividades de acordo com as características dos municípios onde a UC está localizada: Ibirité, Belo Horizonte, Nova Lima e Brumadinho. O Parque Estadual da Serra do Rola-Moça é o terceiro maior parque em área urbana do país e abriga alguns dos mananciais que abastecem a capital.

O coordenador do Programa ‘Conviver', Alan Daniel Vinícius Pessoa, explica que as atividades seguem as recomendações do plano de manejo do Parque. O estudo ressalta os pontos de pressão que a Unidade de Conservação sofre em função de sua localização na Região Metropolitana de Belo Horizonte. O município de Ibirité concentra a maior parte das atividades agrícolas do entorno do Rola-Moça. "A intenção é estimular práticas menos impactantes para a natureza, como a redução do uso de agrotóxicos", afirma Pessoa.

Atividades

No mês de março deste ano a equipe do Parque Estadual da Serra do Rola-Moça realizou o cadastro de 40 propriedades rurais no município. O levantamento inicial identificou os produtores e as ações necessárias para compatibilizar as atividades econômicas com a conservação do patrimônio natural.

Esta semana, 65 agricultores e familiares cadastrados visitaram o Parque e conheceram mananciais e mirantes. Todos assistiram a palestras sobre a importância da conservação da UC para a melhoria da qualidade de vida das populações vizinhas.

No dia 18 de maio será realizada uma reunião na Escola Municipal do Rola-Moça, em Ibirité, na qual serão realizadas atividades de educação ambiental, incluindo uma exposição de fotografias feitas pelos agricultores que visitaram o Parque. No dia 08 de junho, os produtores participarão de uma oficina sobre técnicas sustentáveis de uso do solo.

Educação ambiental

Criado em janeiro de 2007, o programa "Conviver" realiza ações de mobilização junto a um grande número de pessoas quanto à importância do Parque Estadual da Serra do Rola-Moça. Segundo Alan Pessoa, em 2007, cerca de 7,6 mil pessoas participaram das atividades educativas desenvolvidas pelo programa, como feiras de cultura e ambientais, blitze ecológicas, palestras e oficinas para alunos e professores, além de caminhadas e passeadas ecológicas.

Em abril deste ano, cerca de 300 alunos e professores da rede pública de escolas localizadas no entorno do Parque visitaram o Parque Estadual do Itacolomi, no município de Ouro Preto. "Nas visitas, os estudantes e educadores tiveram contato com o trabalho de preservação da biodiversidade desenvolvido em uma Unidade de Conservação diferente, ampliando a compreensão sobre a importância das áreas protegidas", explica Pessoa.

O programa é executado em parceria com diversas instituições ligadas direta ou indiretamente ao Rola-Moça. Entre os parceiros, estão a Copasa - que co-administra o Parque -; o Projeto de Proteção da Mata Atlântica de Minas Gerais (Promata-MG); a Pontifícia Universidade Católica (PUC-MG) e a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG); além das empresas Precon, V&M Mineração, Vale, da Polícia Militar de Meio Ambiente, do Corpo de Bombeiros Militar e da organização não governamental Asturies.

 

07/05/2008
Fonte: Ascom / Sisema