Monumento Natural Estadual Várzea do Lajeado e Serra do Raio - IEF
Monumento Natural Estadual Várzea do Lajeado e Serra do Raio
Artigo
O Monumento Natural Estadual Várzea do Lajeado e Serra do Raio está localizado no município de Serro, diretamente ligado ao distrito de Milho Verde, no entorno de São Gonçalo do Rio das Pedras e Capivari. Possui uma área de 2.199 hectares, criado pelo Decreto Estadual n° 45.614 de 6 de junho de 2011, atendendo grande reivindicação das comunidades de Milho Verde e São Gonçalo do Rio das Pedras. A criação do monumento está baseada numa concepção de proteção da flora, fauna, recursos hídricos, manejo de recursos naturais e desenvolvimento de pesquisas científicas.
A categoria de Monumento Natural foi escolhida devido à relevância biológica da região, ao potencial turístico e científico, ao grande acervo histórico e cultural, à necessidade de assegurar a proteção e à fragilidade dos ambientes ali presentes, como por exemplo, os campos rupestres.
O Monumento Natural tem como objetivo básico preservar sítios naturais raros e de grande beleza cênica. Pode ser constituído por áreas particulares, desde que seja possível compatibilizar os objetivos da unidade com a utilização da terra e dos recursos naturais do local pelos proprietários.
Patrimônio Natural
A Várzea do Lajeado e Serra do Raio representam uma área de grande importância paisagística e ambiental para os habitantes da região do Alto Vale do Jequitinhonha, além de abrigar uma grande diversidade de habitats e espécies.
No interior do Monumento Natural Várzea do Lajeado e Serra do Raio nascem importantes rios e córregos como o Rio Capivarí, o Rio das Pedras, o Córrego do Lajeado e o Córrego do Feijão.
Os principais Biomas encontrados no Monumento são o Cerrado e a Floresta Estacional Semidecidual.
Dentre os atrativos turísticos, destacam-se as Cachoeiras do Lajeado, do Carijó, do Canelau, do Arco-íris e da Ema, todas próximas ao portal de entrada do Monumento Natural. Além das cachoeiras, há também as Serra dos Santos, do Ouro e de Santo Antônio, o Pico do Raio, ponto mais alto da unidade de conservação com 1.430 metros de altitude, a Ponte de Pedra, a Casa do Mocó, onde é possível visualizar a maior parte da unidade e as pinturas rupestres, que são um marco de registro histórico na região.
Infraestrutura
A Unidade não possui alojamentos e centro de visitantes, porém, possui uma sede que fica localizada em frente à entrada do Lajeado.
Visitação
Apesar de não ser aberta oficialmente ao público, a Unidade recebe milhares de visitantes do Estado e do país anualmente e possui um altíssimo uso público.
Horário de funcionamento: O MN Várzea do Lajeado é uma unidade considerada fechada e por tal não possui portaria.
Edereço da Sede Administrativa
Rua do Campo, 125, Milho Verde – Serro/MG - CEP 39150-000
Telefone: (38) 3541-4101
E-mail: ana.silva@meioambiente.mg.gov.br (gerente da unidade)
maria.jesus@meioambiente.mg.gov.br (monitor ambiental)
tulio.fernandes@meioambiente.mg.gov.br (monitor ambiental)
Como chegar
As principais formas de acesso partindo de Belo Horizonte são: pela MG 10, passando pela Serra do Cipó, chegar a Conceição do Mato Dentro e seguir sentido ao Serro. O trecho possui 215 km de Belo Horizonte, sendo 150 km de trecho asfaltado e 65 km de estrada de terra. Outra opção de trajeto é pela cidade de Curvelo, sentido Diamantina, passando pela MG 259. Trecho todo asfaltado.
Distância de Belo Horizonte: 215 km