Entre os dias 10 e 14 de março, representantes da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), do Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam), do Instituto Estadual de Florestas (IEF) e da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) realizaram uma missão especial para acompanhar projetos do Programa Produtor de Água em Minas Gerais. Financiadas pela ANA em anos anteriores, essas iniciativas estão sendo avaliadas quanto aos seus avanços e impactos na conservação hídrica e na recuperação ambiental.
A agenda da missão começou com uma reunião estratégica na segunda-feira (11), onde os órgãos envolvidos discutiram as próximas etapas do Programa Produtor de Água de Minas Gerais. O novo programa, que será publicado em breve, promete impulsionar ainda mais as ações de preservação e recuperação hídrica no estado, fortalecendo as políticas públicas voltadas à sustentabilidade e segurança hídrica.
Durante a missão, também foram realizadas reuniões com as prefeituras de São Joaquim de Bicas, Igarapé e Nova Serrana. Os gestores locais apresentaram os projetos em andamento, destacando os desafios enfrentados e explorando novas oportunidades de financiamento para iniciativas voltadas à conservação dos recursos hídricos nas respectivas regiões.
A visita destaca o compromisso do governo estadual e da ANA em fomentar políticas públicas que assegurem a segurança hídrica e a sustentabilidade ambiental. A missão também sublinha a importância de fortalecer parcerias com as prefeituras e outros atores locais para garantir que os investimentos em conservação gerem benefícios concretos para as comunidades e ecossistemas de Minas Gerais.
“O Programa Produtor de Água desempenha um papel fundamental na conservação dos recursos hídricos, promovendo práticas sustentáveis de uso do solo e recuperação ambiental. Essa missão em Minas Gerais é um passo essencial para avaliarmos os projetos já financiados e discutirmos estratégias para ampliar ainda mais o impacto dessa iniciativa no estado”, afirmou Fabiana Gonçalves Moreira, diretora de Projetos Ambientais e Instrumentos Econômicos da Semad.
Instituído pela ANA, o Programa Produtor de Água visa a conservação dos recursos hídricos no meio rural, por meio do conceito de Pagamento por Serviços Ambientais (PSA). Ele oferece apoio técnico e financeiro para práticas conservacionistas e está sendo implementado em parceria com o Governo de Minas, através da Semad, do IEF e do Igam. O Acordo de Cooperação Técnica firmado em 2023 reforça a importância da iniciativa para garantir a segurança hídrica e promover a sustentabilidade no estado.
Emerson Gomes
Ascom/Sisema