Minas Gerais realiza 5ª Conferência Estadual de Meio Ambiente com foco na crise climática

Notícia

Ter, 11 mar 2025
Evento discute desafios ambientais e propõe soluções para a conferência nacional em maio

Foto: Wilma Gomes
Com mais de 1.000 participantes, a conferência foi transmitida ao vivo pelo YouTube
Com mais de 1.000 participantes, a conferência foi transmitida ao vivo pelo YouTube

 

 

Nesta terça-feira (11), teve início a 5ª Conferência Estadual de Meio Ambiente de Minas Gerais, com o tema "Emergência Climática: O Desafio da Transformação Ecológica". O evento, realizado de forma online, reuniu autoridades, especialistas e representantes da sociedade civil para discutir os desafios ambientais e propor soluções para a crise climática. O objetivo principal é elaborar propostas que serão levadas à 5ª Conferência Nacional de Meio Ambiente, marcada para maio deste ano. Na quarta-feira (12), serão votadas as propostas formuladas durante o evento, além da escolha dos delegados que participarão da fase nacional.

O governador de Minas Gerais, Romeu Zema, abriu a conferência destacando as ações do estado para mitigar os impactos das mudanças climáticas. Ele reforçou o Plano de Descarbonização de Minas, que visa reduzir em 20% as emissões de gases de efeito estufa até 2030 e alcançar a neutralidade de carbono até 2050. Zema também citou iniciativas como o incentivo ao etanol, a migração da frota governamental para combustíveis renováveis e os incentivos fiscais para tornar o etanol mais competitivo. Além disso, ele mencionou o Programa Sol de Minas, que atraiu R$ 80 bilhões em investimentos privados e consolidou Minas como líder nacional em energia fotovoltaica.

O governador também lembrou a criação da Lei Mar de Lama Nunca Mais, que surgiu após a tragédia de Brumadinho, e destacou que as multas ambientais aplicadas aos desastres de Brumadinho e Mariana foram as maiores já registradas no Brasil, com a de Mariana sendo a maior multa ambiental da história mundial.

A secretária de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Marília Melo,  enfatizou a cultura de Minas Gerais na participação social em Políticas Ambientais, como a aprovação do licenciamento ambiental de grandes empreendimentos no conselho Estadual de Política Ambiental, além dos 34 Comitês de Bacias Hidrográficas em Minas, e que essa Conferência vem reforçar a escuta ativa à sociedade sobre as Políticas Ambientais no Estado.

Ela também parabenizou o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Tadeu Leite, pela realização de sete seminários regionais, em 2024, sobre a crise climática no estado e destacou os avanços nas políticas ambientais, como a redução de 40% do desmatamento na Mata Atlântica e 34,4% no Cerrado.

A secretária nacional de Biodiversidade, Florestas e Direitos Animais do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Rita de Cássia Guimarães Mesquita, ressaltou a importância da conferência para o desenvolvimento de soluções concretas que impactem diretamente a vida da população.

Durante o evento, a professora da Universidade Federal de Itajubá, Michelle Simões, ministrou a palestra “Mudanças Climáticas: Processos Físicos e Impactos na Sociedade”, abordando os desafios ambientais e suas consequências. A superintendente de Qualidade Ambiental e Mudanças Climáticas da Semad, Renata Araújo, apresentou o Plano Estadual de Ação Climática e explicou a metodologia adotada na conferência, coordenando também uma rodada de perguntas.

Os deputados estaduais Bela Gonçalves e Whelton Pimentel de Freitas participaram do evento e destacaram a necessidade de políticas públicas sustentáveis para enfrentar a crise climática e proteger as comunidades vulneráveis.

Com mais de 1.000 participantes, a conferência foi transmitida ao vivo pelo YouTube e, no período da tarde, as discussões seguiram em salas temáticas, abordando os seguintes eixos: Mitigação, Transformação Ecológica, Adaptação e Preparação para Desastres, Governança e Educação Ambiental, e Justiça Climática.

As propostas resultantes das discussões durante o evento serão levadas à 5ª Conferência Nacional de Meio Ambiente, reafirmando o compromisso de Minas Gerais no combate às mudanças climáticas.

Assista a abertura em: https://www.youtube.com/watch?v=xzj2ij28km0

Loreena Cordeiro

Ascom/Sisema