Entre os dias 13 e 14 de julho o Fórum Regional de Educação Ambiental – ForEA, realizado pela Comissão Interinstitucional de Educação Ambiental da Mesorregião da Zona da Mata - CIEA MG ZM, reuniu 18 municípios da Zona da Mata mineira em Luisburgo.
O evento foi realizado em parceria com a Prefeitura de Luisburgo, a CIEA MG ZM e os municípios pertencentes à Bacia Hidrográfica das Águas do Rio Manhuaçu e do entorno do Parque Nacional do Caparaó. O público alvo do ForEA foram professores, estudantes, profissionais da área ambiental, produtores rurais, instituições locais e a comunidade em geral.
O evento foi realizado em duas fases: o ForEA de Gestores e o ForEA Mirim e aconteceram na Escola Municipal Manoel Francisco de Souza e na Escola Estadual Joaquim Knupp respectivamente.
Para esta edição, foram organizados ciclos de palestras, oficinas construtivas e lúdicas e teatro que tratam de assuntos relacionados às questões ambientais regionais e pautas priorizadas pelo município sede, a partir do Tema Central: “Interatividade Socioambiental – Parque Nacional do Caparaó e Bacia Hidrográfica Águas do Rio Manhuaçu”. O Fórum tem a biodiversidade, queimadas, segurança alimentar e resíduos sólidos como eixos de trabalho. Nessa perspectiva, visa incentivar os municípios participantes a implantar uma política ambiental, de forma a propor mudanças comportamentais e de atitudes no que tange a um modo de vida baseado em premissas sustentáveis.
As atividades foram ministradas por especialistas de instituições que atuam no campo da educação ambiental, como o Instituto Estadual de Florestas - IEF, a Superintendência Regional de Ensino de Manhuaçu, o Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais, o Instituo Federal Sudeste – Campus Rio Pomba, a UNIVÉRTIX, a UEMG e a EMATER, entre outros. Também foi realizada apresentação do Teatro de Bonecos - Turma do Foguinho do 4º BBM de Minas Gerais, para os alunos da rede de ensino do município de Luisburgo.
Crédito: Renata Fernandes
O Fórum contou com a participação de diversos segmentos
Luiz Henrique Ferraz de Miranda, Chefe do IEF Regional Mata, destacou a importância da temática da destinação correta dos resíduos sólidos, da proteção da Biodiversidade, e da segurança alimentar no município. “A principal atividade econômica é a cafeicultura com emprego de insumos minerais e o uso indiscriminado de agrotóxicos, por isso, o Fórum debate a realidade local frente a essas questões. No pós ForEA espera-se atitudes conscientes das lideranças comunitárias locais para a mudança da realidade atual, por meio de ações transformadoras”, ressaltou.
Conscientização para um novo amanhã
O ForEA coleciona excelentes resultados por onde já passou, como Carangola, Manhuaçu, Muriaé, Leopoldina, Ubá , Juiz de Fora, Tocantins, Divino, Manhumirim, Matipó, Lima Duarte, Olaria entre outros, nas vinte e três edições já realizadas. “Houve transformação e sensibilização dos gestores municipais em relação à gestão ambiental, com movimentos para a criação de unidades como secretarias e/ou departamentos de meio ambiente, além da implantação de projetos nas escolas, focando os temas debatidos durante o evento”, ressalta Betty Giovannoni, Presidente da CIEA MG ZM.
O ForEA
O ForEA é hoje o principal instrumento de ação da CIEA Zona da Mata que direciona esforços para a implementação da Política Nacional de Educação Ambiental na região, fomentando a criação de uma gestão compartilhada entre os atores sociais envolvidos nesta iniciativa, sendo reconhecido nacionalmente, no ano de 2014, com o Prêmio Hugo Werneck de Sustentabilidade & Amor à Natureza.
“Sediar o ForEA 2017 é com certeza um marco em nossa administração. Foi desafiador, mas temos convicção de que por meio do envolvimento de adolescentes e jovens, podemos discutir, traçar metas e caminhos para, em um futuro próximo, alcançarmos um meio ambiente equilibrado”, frisou José Carlos, prefeito do município de Luisburgo.
Renata Fernandes