Entre os dias 21 e 26 de setembro atividades em mais de 60 municípios marcarão as comemorações da Semana Florestal de 2008 em Minas Gerais. Para a região leste do Estado estão previstas ações em mais de 20 municípios do Vale do Aço ao Nordeste. Nas regiões Sul e Zona da Mata serão realizadas atividades de educação ambiental e plantios de mudas em mais de dez cidades. No Alto Jequitinhonha, Norte e Noroeste de Minas, iniciativas de caráter educativo também serão promovidas em cerca de 20 municípios. Com o tema ‘Plante para o Futuro', a celebração do início da primavera e, principalmente, do Dia da Árvore (21/09), promete mobilizar todo o Estado sobre a importância da preservação da natureza para garantir um futuro melhor.
As comemorações promovidas pelo Sistema Estadual de Meio Ambiente (Sisema), por meio do Instituto Estadual de Florestas (IEF), pretendem mobilizar as comunidades urbanas e rurais do Estado sobre a necessidade de recuperar e conservar as florestas e, consequentemente, a biodiversidade. Além das unidades de atendimento do IEF, estarão envolvidas as Superintendências Regionais de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Suprams), Polícia Militar de Meio Ambiente, o Corpo de Bombeiros, Escolas, Polícias Rodoviárias Estadual e Federal, Copasa, organizações não governamentais, entre outros.
Sul - O IEF irá realizar blitzen ecológicas em municípios da região Sul para a sensibilização das pessoas para o consumo consciente, principalmente em relação ao uso de automóveis. Também será realizado, por alunos da rede pública, um plantio de espécies nativas às margens do Rio Verde, com a intenção de conscientizar crianças e adolescentes para a importância da proteção e recuperação das mata ciliares e nascentes. Em Varginha, haverá distribuição de mudas e orientação para o plantio correto, além da instalação de um balcão para o cadastro de usuários de água, com recebimento de denúncias.
Zona da Mata - Em Ubá serão apresentadas palestras dos dias 22 a 27 de setembro em escolas rurais e urbanas das redes municipal, estadual e particular de ensino, com o lançamento do concurso de redação e desenho "Plante para o Futuro". Em cada escola visitada será plantada uma árvore. Ainda como ação da Semana Florestal, uma parceria entre o escritório Regional do IEF da Zona da Mata e a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) estimulará as lojas da cidade a decorarem as vitrines com o tema.
Vale do Aço - Domingo, dia 21, será apresentado em Ipatinga o programa de recuperação da mata ciliar do ribeirão Ipanema, que corta a cidade. A ação terá o envolvimento de 36 escolas e prevê o plantio de 5,5 mil mudas. A recomposição florestal do ribeirão tem ainda o objetivo de neutralizar o carbono gerado na etapa estadual dos Jogos do Interior de Minas (Jimi) de 2008, que será realizada na cidade entre os dias 9 e 19 de outubro. Além de Ipatinga, serão realizadas atividades de sensibilização com palestras, blitzen ecológicas e distribuição de mudas em Timóteo e Coronel Fabriciano.
Nordeste - Em Teófilo Otoni, no dia 26, será realizada a gincana ‘Plante para o Futuro', envolvendo alunos da rede pública de ensino da cidade. No município de Aimorés, blitzen, palestras e plantios de mudas serão realizados em escolas da área rural da cidade. As atividades serão desenvolvidas em parceria o Instituto Terra, organização não governamental fundada pelo fotógrafo Sebastião Salgado. No dia 24, acontece, ainda, um mutirão para recuperação da nascente do rio Capim, no distrito do Alto Capim, onde o IEF vem executando um projeto de recuperação de áreas degradadas em conjunto com produtores rurais locais.
Alto Jequitinhonha - No dia 21, a população de Diamantina poderá participar de diversas atividades de sensibilização ambiental na Praça do Mercado Velho. A partir de 8 horas haverá distribuição de mudas, apresentação teatral e uma blitz educativa. Também na região do Alto Jequitinhonha, os alunos das escolas públicas do município de Capelinha assistirão a palestras sobre os cuidados que devem ter com o meio ambiente.
Noroeste - Em Paracatu, serão realizados passeios ciclísticos, blitzen ecológicas, exposições de fotos e artesanato e plantios de mudas em áreas degradadas do município.
Projeto Jaíba - Na divisa do Estado com a Bahia, nos municípios localizados na região do Projeto Jaíba, também serão realizadas inúmeras atividades abordando a questão ambiental. Entre os dias 20 e 23, nos municípios de Jaíba, Matias Cardoso, Manga, Itacarambi e Mocambinho acontecerão blitzen, oficinas, distribuição de mudas e visitas a viveiros de mudas do IEF. O Projeto Jaíba é considerado a maior obra de irrigação da América Latina e o Governo de Minas vem investindo no desenvolvimento sustentável da região. Um sistema de áreas protegidas foi criado para preservar os importantes remanescentes de Cerrado e Mata Seca lá existentes, com nove unidades de conservação criadas, entre elas os Parques Estaduais da Mata Seca, Verde Grande, Lagoa do Cajueiro e Veredas do Peruaçu.
A relação das atividades da Semana Florestal está disponível na internet, na página do IEF: www.ief.mg.gov.br
Ascom / Sisema