Inaugurado Centro Integrado de Operações no Rola-Moça

Notícia

Qua, 06 jun 2007


Conduziram o descerramento da placa de inauguração o secretário, José Carlos Carvalho, o diretor-geral do IEF, Humberto Candeias Cavalcanti, o gerente do Parque, Paulo Emílio Guimarães Filho, o vice-presidente da Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa), Herculano Aguinetti e o tenente coronel Carlos Alberto Mendes, representando o Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais.

Para o secretário, o Centro reflete o esforço de integração entre o Sisema, Polícia Militar de Minas Gerais, Corpo de Bombeiros, Copasa e Coordenadoria Estadual de Defesa Civil na prevenção e combate a incêndios, dando uma demonstração de gestão eficiente, que deve se expandir também para as demais Unidades de Conservação do Estado. O diretor-geral do IEF falou da intenção de criar cursos de especialização no Parque, o que confere ao Centro uma ferramenta importante para formação e capacitação profissional.

O Centro, que vai funcionar 24h, conta com o trabalho, em escala de rodízio, de aproximadamente 130 pessoas, sendo dez guarda-parques, 20 bombeiros e 80 funcionários da Copasa. Eles usarão rádio comunicadores para que, ao detectarem o foco, solicitem reforço para combatê-lo. O Parque dispõe de duas caminhonetes equipadas com mil litros de água, seis motos, tanques de cinco e dez mil litros espalhados em pontos estratégicos, além de abafadores.

Dia Mundial do Meio Ambiente

Antes da solenidade de inauguração do Centro Integrado de Operações, foi apresentada a peça teatral “Fala a verdade! Você não vai morrer de rir porque o bombeiro não deixa”, encenada por membros do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais. O público, formado essencialmente por crianças, se divertiu com o espetáculo, que busca transmitir, de forma lúdica, informações sobre o trabalho realizado pelos bombeiros, dando orientações de como proceder em caso de acidentes.

O evento, em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente – 5 de junho, contou também com a participação dos “Mascotes do Meio Ambiente”, monitores da Copasa que representam as plantas e os bichos que vivem protegidos nas reservas da empresa. Malabaristas interagiram com as crianças, que se entusiasmaram com as apresentações.