O segundo número da revista MG Biota já está disponível no Instituto Estadual de Florestas (IEF). Com periodicidade bimestral e distribuição gratuita, a publicação tem como objetivo divulgar pesquisas científicas realizadas nas Unidades de Conservação de Minas. Coordenada pela Diretoria de Biodiversidade IEF, a MG Biota teve sua primeira edição lançada durante o 2º Congresso Mineiro de Biodiversidade (Combio), no mês de abril.
Desta vez, o tema da publicação é a Mata Seca, um tipo de ecossistema que apresenta lenta regeneração e, por isso, tem grande dificuldade de retornar a seu estado original. "Esse tema é muito importante, por que esse tipo de vegetação representa uma área muito pequena em Minas e, se não cuidarmos, será destruída", afirma o diretor de Biodiversidade do Instituto, Célio Murilo de Carvalho Valle.
Neste segundo número da publicação são divulgadas oito pesquisas de profissionais de diferentes instituições brasileiras e internacionais. Apesar de todos os trabalhos estarem ligados por um tema central, cada um apresenta a abordagem de um aspecto da Mata Seca, como a atmosfera, a conservação, a fauna e a flora desse tipo de ecossistema.
Com a intenção de criar um espaço para divulgação de pesquisas científicas com linguagem acessível ao público em geral, os textos publicados pela MG Biota são selecionados de acordo com a precisão técnica e com a linguagem utilizada.
Os interessados em receber a Revista MG Biota ou enviar pesquisas para serem publicadas devem entrar em contato com a Diretoria de Biodiversidade do IEF pelo e-mail projetospesquisas@meioambiente.mg.gov.br
Fonte: Ascom / Sisema