Foto: Divulgação Unilavras
A parceria proporcionará o recebimento e a reabilitação de animais silvestres na região Sul de MInas
O Instituto Estadual de Florestas (IEF) e a Fundação Educacional de Lavras assinaram carta de intenções para construção de um Centro de Triagem e Reabilitação de Animais Silvestres (Cetras), em Lavras, no Sul do Estado. O Cetras será construído para receber, tratar e reintroduzir no meio ambiente os animais silvestres resgatados ou apreendidos pelos órgãos fiscalizadores, bem como recepcionar os animais silvestres que tenham sido mantidos em cativeiro doméstico como animais de estimação.
A Carta de Intenções foi assinada também pelo Centro Universitário de Lavras (UNILAVRAS), a Coordenadoria Regional das Promotorias de Justiça do Meio Ambiente da Bacia do Rio Grande do Ministério Púbnlico (MP), a Agência Regional de Proteção Ambienta (Arpa Rio Grande) e a 6ª Companhia de Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG).
A assinatura do documento foi realizada nesta segunda-feira, 9 de setembro, durante a inauguração do Complexo de Clínicas Veterinárias do Unilavras. “O Cetras será um marco para a região pois, uma vez instalado no município de Lavras, poderá absorver todos os animais que forem capturados ou entregues de maneira voluntária em toda a região Sul. Não será somente um centro de triagem, mas trabalhará principalmente na reabilitação desses animais para reintrodução ao ambiente”, disse o diretor-geral do IEF, Antônio Malard.
COMPLEXO DE CLÍNICAS
O complexo foi construído em uma área de 21 hectares e conta com Laboratório de Patologia e Anatomia Veterinária, Clínica de Cirurgia e Anestesiologia de Pequenos e Grandes Animais, Clínica Médica de Grandes e Animais Silvestres e a Clínica Médica e Cirúrgica de Pequenos Animais. Além disso o local tem canil e piquetes de grandes animais.
Estão sendo construídos ainda, dois auditórios e oito salas de aulas que servirão de suporte para difusão de novas tecnologias e boas práticas. O Complexo tem a função de ser um local para o desenvolvimento de aulas práticas, pesquisa e a extensão universitária, que promoverá atendimento à população de Lavras e região. O local será ainda de exemplo em sustentabilidade, com aproveitamento de águas pluviais, uso de poço artesiano e placas fotovoltaicas, que produzirão energia limpa para o complexo.
Ascom/Sisema