IEF disponibiliza curso de Capacitação sobre Rivulídeos na Plataforma Trilhas do Saber

Notícia

Criado: Sex, 14 fev 2025 15:03 | Atualizado: Seg, 17 fev 2025 09:05
Espécie de peixes anuais é de extrema relevância para a conservação da biodiversidade aquática

Foto: Divulgação Sisema
Rivulídeos são peixes que habitam ambientes temporários, como lagoas sazonais
Rivulídeos são peixes que habitam ambientes temporários, como lagoas sazonais

O Instituto Estadual de Florestas (IEF), por meio do Plano de Ação Territorial (PAT) Veredas Goyaz-Geraes, lançou um curso de capacitação técnica online sobre Rivulídeos, conhecidos como peixes anuais e que são de extrema relevância para a conservação da biodiversidade aquática. O curso estará disponível na plataforma Trilhas do Saber e é voltado para servidores e técnicos ambientais do Estado e dos Municípios.

A iniciativa integra um dos objetivos do PAT Veredas Goyaz-Geraes prevendo a organização, geração e ampliação do conhecimento sobre espécies do território e seus ambientes. O curso busca fornecer conhecimentos fundamentais sobre a ecologia, identificação e estratégias de conservação dos rivulídeos, além de sensibilizar os profissionais sobre a importância de sua proteção.

Saiba como assistir ao curso

Se você for servidor do Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Sisema), para ter acesso ao curso basta acessar e logar na plataforma Trilhas do Saber e solicitar a senha de acesso ao curso.

Se você não for servidor do Sisema, será necessário efetuar a criação de um usuário externo. 

Para criação, acesse o fale conosco, envie nome completo, e-mail pessoal, CPF e informe que gostaria de participar do curso sobre os rivulídeos.

Sobre os rivulídeos e a importância do curso

Os rivulídeos, como as espécies Hypsolebias stellatus, Hypsolebias helnery e Hypsolebias similis, são peixes que habitam ambientes temporários, como lagoas sazonais, e estão entre as espécies alvo do PAT Veredas Goyaz-Geraes. A perda de habitat, causada por alterações antrópicas severas, como desmatamento e urbanização, tem sido um dos principais desafios para a conservação desses organismos. Dessa forma, a capacitação dos servidores e técnicos ambientais se torna essencial para o monitoramento e a implementação de medidas eficazes de proteção.

O curso de capacitação sobre rivulídeos representa um passo fundamental para fortalecer as ações de conservação dessas espécies e garantir a manutenção da biodiversidade aquática no território do PAT Veredas Goyaz-Geraes.

Sobre o PAT Veredas Goyaz-Geraes e o Projeto Pró-Espécies

Desde 2020, o IEF participa do Projeto Pró-Espécies: Estratégia Nacional para a conservação de espécies ameaçadas, coordenando a elaboração e execução dos Planos de Ação Territorial (PAT) para Conservação de Espécies Ameaçadas de Extinção no Estado de Minas Gerais. O PAT Veredas Goyaz-Geraes, aprovado em 2023 pela Portaria IEF nº 08/23, tem como objetivo a proteção de nove espécies criticamente ameaçadas de extinção, além de beneficiar outras 99 espécies presentes no território.

O Projeto Pró-Espécies é coordenado pelo Ministério do Meio Ambiente e Mudanças Climáticas (MMA), financiado pelo Fundo Global de Meio Ambiente e implementado pelo Fundo Brasileiro para a Biodiversidade (Funbio), tendo como agência executora o WWF-Brasil, em parceria com os estados.

Ascom/Sisema