Herbário do Parque Estadual Rio Doce - IEF
Herbário do Parque Estadual Rio Doce
Artigo
O Herbário PERD está localizado no Parque Estadual do Rio Doce, Unidade de Conservação que abriga o maior remanescente de Mata Atlântica de Minas Gerais e que predominantemente é composto por Floresta Estacional Semidecidual, além disso, engloba um sistema lacustre que inclui 42 lagoas. Esse conjunto de características onde se visualiza a junção de sua formação florestal com seus recursos hídricos cria um ambiente peculiar para a ocorrência de organismos da flora terrestre e aquática.
Foi fundado na década de 1980 e possui como missão a documentação da flora do Parque Estadual do Rio Doce e de suas áreas adjacentes. A coleção abriga táxons provenientes de áreas florestais e de ambientes úmidos. A maior parte do acervo está associada a exemplares de angiospermas, principalmente das famílias Fabaceae (Leguminosae) e Bignoniaceae. Além disso, conta com registros importantes de espécies de macrófitas aquáticas, provenientes do Sistema Lacustre do Vale do Rio Doce. Importante ressaltar que grande parte desses materiais são referentes a coletas conduzidas dentro da Unidade de Conservação.
O Herbário se dispõe a incorporar em seu acervo representantes da flora regional, seguindo os seguintes critérios:
1. Espécimes provenientes da flora do PERD;
2. Espécimes provenientes dos munícipios da zona de amortecimento do PERD;
3. Espécimes provenientes de municípios localizados dentro do buffer de 50 Km do perímetro do PERD e que estão situados dentro de áreas prioritárias para a conservação; e
4. Espécimes provenientes de municípios localizados dentro do buffer de 50 Km e que não estão situados em áreas prioritárias para a conservação.
As figuras 1 e 2 ilustram a abrangência regional do herbário:
Figura 1. Abrangência regional de recebimento de materiais botânicos para o herbário do PERD
Figura 2. Municípios por prioridade de recebimento de materiais botânicos
A coleção apresenta potencial para subsidiar atividades de ensino, pesquisa e extensão por meio de visitas didáticas e científicas; documentação de material botânico a ser utilizado em pesquisas e suporte a pesquisadoras e pesquisadores que conduzam projetos na Unidade de Conservação com temas associados à sua diversidade vegetal. Conforme pode ser visto, além de representar a flora da UC, poderá abrigar, também, espécimes provenientes de 60 municípios próximos ao Parque.
O Herbário PERD é integrante da Rede Brasileira de Herbários e se encontra em processo de informatização com a utilização do programa Jabot, sendo que os espécimes informatizados estão disponibilizados na Rede SpeciesLink, no site da plataforma CRIA (Centro de Referência em Informação Ambiental). A coleção também faz parte do projeto Herbário Virtual da Flora e dos Fungos – Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia (INCT), subsidiado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).
Atualmente o Herbário PERD tem sido conduzido e reestruturado a partir da atuação conjunta do Instituto Estadual de Florestas (IEF) e do Instituto Ekos Brasil por meio do termo de parceria Nº 51/2021 celebrado com o objetivo de apoiar ações para a consolidação do Parque Estadual do Rio Doce e que possui vigência até dezembro de 2025.
Além da sala do Acervo, com armários de aço, o Herbário possui uma antessala com infraestrutura para análise morfológica; uma sala para processamento de imagens; uma sala para gestão de pesquisa e um espaço para herborização e preparação dos materiais a serem incorporados à coleção.
- Curador: Biólogo Vitor Baptista de Oliveira – vitor.baptista@ekosbrasil.org
- Vice-Curador: Dr. Marco Otávio Pivari - herbarioperd@gmail.com
- Coordenador da Área Temática de Pesquisa do Termo de Parceria 51/2021: Dr. Lucas Milani Rodrigues - lucas.milani@ekosbrasil.org
- Gerente Técnica do Termo de Parceria 51/2021: Ma. Maria Cecília Wey de Brito - cicawey@ekosbrasil.org
- Gerente Parque Estadual do Rio Doce: Me. Vinícius de Assis Moreira - vinicius.moreira@meioambiente.mg.gov.br
Endereço: LMG 760, Km 20, Santa Rita, Marliéria – Minas Gerais, 35.185-000