Governo de Minas realiza reuniões em Diamantina para avançar com concessão do Parque Estadual do Biribiri

Notícia

Criado: Qui, 05 jun 2025 17:17 | Atualizado: Sex, 06 jun 2025 13:10
Encontros com lideranças locais e conselho consultivo buscam esclarecer proposta, ouvir contribuições e reforçar benefícios do projeto

Foto: IEF / Divulgação
Foram apresentados os avanços dos estudos de modelagem da concessão, os critérios jurídicos e técnicos em discussão e as propostas preliminares de intervenções
Foram apresentados os avanços dos estudos de modelagem da concessão, os critérios jurídicos e técnicos em discussão e as propostas preliminares de intervenções

Nos dias 3 e 4 de junho, o Governo de Minas Gerais promoveu uma série de reuniões em Diamantina como parte da fase final de estruturação do projeto de concessão do Parque Estadual do Biribiri (PEBI), administrato pelo Instituto Estadual de Florestas (IEF). A proposta prevê a concessão de serviços no interior do parque, com foco na melhoria da infraestrutura, segurança, preservação ambiental e experiência dos visitantes.

As reuniões tiveram como objetivo apresentar os aspectos principais do projeto, ouvir contribuições da comunidade local e esclarecer dúvidas sobre o processo, que ainda está em fase de estudos e será submetido à consulta pública no segundo semestre deste ano.

A agenda incluiu encontros com o prefeito de Diamantina, Geferson Giordani Burgarelli, secretários municipais, o presidente da Câmara Municipal e empresários locais, além de uma reunião ampliada com o Conselho Consultivo do parque.

Diálogo transparente e escuta ativa

Segundo representantes do IEF, BNDES, Instituto Semeia e empresas do consórcio responsável pela estruturação, a iniciativa busca ampliar a eficiência da gestão do parque por meio de parcerias com a iniciativa privada, sem que isso signifique privatização da unidade de conservação.

Durante as reuniões, a equipe destacou que a proposta de concessão abrange apenas uma área delimitada do PEBI e que não haverá cobrança de entrada para os moradores de Diamantina. Além disso, os serviços concedidos serão regidos por contrato, com fiscalização ao longo de toda a vigência.

“O projeto prevê melhorias na infraestrutura do parque, incluindo implantação de um centro de visitantes, área de camping, pontos de apoio com sanitários e comercialização de alimentos e bebidas, sistemas de segurança, gestão de resíduos, dentre outras melhorias. A expectativa é que a concessão impulsione o turismo sustentável e gere novas oportunidades econômicas para a cidade e região, respeitando o patrimônio ambiental e cultural”, disse a responsável pelo Núcleo de Projetos Especiais do IEF, Cecília Fernandes Vilhena.

Na visita à Prefeitura, os representantes do Estado apresentaram as oportunidades que o projeto pode trazer para Diamantina, como ordenamento e aumento na demanda turística, e geração de emprego e renda. O encontro também serviu para solicitar apoio institucional e engajamento dos poderes Executivo e Legislativo locais no processo de comunicação com a população e setores ainda resistentes à proposta.

Durante a reunião com o Conselho Consultivo do parque, foram apresentados os avanços dos estudos de modelagem da concessão, os critérios jurídicos e técnicos em discussão e as propostas preliminares de intervenções. Os conselheiros puderam tirar dúvidas e contribuir com informações que serão consideradas na consolidação da proposta final e na construção dos materiais da futura audiência pública.

A equipe reforçou que a concessão não compromete a missão ambiental do parque, mas sim fortalece sua função social, turística e educativa, promovendo sua valorização e preservação.

Próximos passos

O projeto segue em fase de finalização e será submetido à consulta pública no segundo semestre de 2025.

O Parque Estadual do Biribiri, localizado em uma área estratégica e de grande valor histórico e natural, tem potencial para se tornar um polo de turismo sustentável e geração de oportunidades para Diamantina e todo o Vale do Jequitinhonha.

Ascom/Sisema