Fotos: Evandro Rodney
Governador visita sede dos órgãos ambientais mineiros e conversa com servidores
O primeiro governador a visitar a sede da pasta ambiental de Minas Gerais. É esse o título que o chefe do Governo de Minas, Romeu Zema, leva a partir desta quarta-feira, 23 de janeiro, depois de percorrer os corredores do Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Sisema), na Cidade Administrativa. Zema se reuniu com servidores e conheceu a estrutura física do órgão. Acompanhado do secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Germano Vieira, tratou de temas-chave com o funcionalismo, como licenciamento, fiscalização e preservação ambiental, incêndios florestais, mineração, outorga, escassez hídrica, entre outros assuntos.
Já ao chegar, o governador frisou a importância de estar próximo às áreas técnicas para avançar na política pública. “Quem não está perto, não conhece os problemas e nem muito mesmo resolve”, disse. Em pronunciamento com os servidores, também falou do seu perfil de se aproximar das pessoas com quem trabalha. “Completamos hoje três semanas de governo e estou fazendo questão de ir em todas as áreas para conhecer, até porque acredito que uma boa gestão só se faz conhecendo as pessoas e os problemas e não se mantendo isolado”, afirmou o governador, destacando que esta será a primeira de muitas outras visitas. “A minha forma de agir sempre foi assim, e eu só conheço gestão que funciona dessa maneira. Então voltarei aqui, com certeza, muitas vezes”.
Durante a passagem pelos dois primeiros andares do Prédio Minas da Cidade Administrativa, Zema conheceu a estrutura da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), do Instituto Estadual de Florestas (IEF), da Fundação Estadual do Meio Ambiente (Feam) e do Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam). No caminho, foi recepcionado pelo secretário-adjunto Anderson Aguilar; pelos diretores-gerais Marília Melo, do Igam; e Antônio Malard, do IEF; pelos subsecretários da Semad, Diogo Melo Franco, Antônio Claret, e Hidelbrando Neto; além de todo o corpo técnico do Sisema.
PERFIL TÉCNICO
Governador afirmou que a escolha de Germano Vieira para a pasta ambiental seguiu critérios técnicos
Ao destacar a escolha do secretário Germano Vieira para chefiar a Semad, Zema voltou a falar do principal pré-requisito para suas contratações. “Todo nosso secretariado foi selecionado por critérios técnicos, e acabou coincidindo de o Germano ter sido o único que veio do antigo governo, o que prova que ele tem competência”, disse.
Germano Vieira agradeceu a confiança e disse todas as metas já programadas para os próximos anos de gestão estão alinhadas com as do Governo Zema. “Todo o passivo de licenciamento, de Daia e outorga, além da eficiência nas estratégias das fiscalizações e dos demais serviços vão ser otimizados com nosso programa de eficiência ambiental”, ressaltou o secretário.
Atento à pauta ambiental, o governador chamou a atenção para alguns temas, junto aos servidores, e falou do desafio de aliar desenvolvimento econômico com preservação. “Vamos fazer um governo que funciona. O Sisema é muito importante. Precisamos desenvolver ações para conciliar a preservação ambiental e o desenvolvimento econômico. Por isso conto com o apoio de vocês”, afirmou. E elogiou a área ambiental mineira: “Eu fico muito satisfeito, porque todas as vezes que eu estive com alguém do governo federal, o que eu escuto são elogios sobre Minas Gerais. Todos falam que Minas Gerais tem um quadro administrativo no setor excelente no setor ambiental. Temos de extrair o melhor disso”, afirmou.
SERVIDOR
O governador conversou com o servidor sobre temas-chave com o funcionalismo, como licenciamento, fiscalização e preservação ambiental, incêndios florestais, mineração, outorga, escassez hídrica, entre outros assuntos.
A visita do governador Zema trouxe uma movimentação diferente para o dia dos servidores, que ficaram felizes de terem sido escolhidos para um dos primeiros encontros do recém-empossado chefe de Governo. “Essa é a primeira vez, em 30 anos da minha carreira pública, que recebemos a visita de um governador e conversamos pessoalmente com ele. Essa oportunidade foi única e inédita, importante para o servidor se sentir valorizado. Lembro-me de quando entrei para o IEF, ganhávamos apenas um salário mínimo e, com todas as dificuldades enfrentadas, não desistimos de trabalhar no Estado. Estamos aqui porque acreditamos que nosso trabalho é muito importante para todos os mineiros. Por isso, receber a visita de um governador nos deixa orgulhosos e demonstra que seremos valorizados nessa gestão. Isso é o que esperamos”, disse Mariza Brandão.
Valquiria Lopes
Ascom/Sisema