Fórum Ambiental discute conservação do Parque Estadual da Serra do Rola Moça

Notícia

Qui, 18 jun 2009


Acontece nesta quinta e sexta-feira (18 e 19) o Fórum Ambiental – Parque Estadual da Serra do Rola Moça. No evento, realizado na PUC Minas, no Barreiro, serão debatidas e apresentadas, por meio de palestras e debates, questões relativas à proteção da Unidade de Conservação (UC). As atividades acontecem das 8 às 17h e toda a programação é aberta ao público. 

De acordo com o gerente do Parque Estadual da Serra do Rola Moça, Edmar Monteiro, eventos como esse são importantes porque promovem uma interação da sociedade com o parque, faz com que eles discutam sobre os problemas encontrados para conservar a UC. “Essa discussão é muito mais produtiva quando acontece com a comunidade já que ela é fundamental para a preservação do Parque”, afirma o gerente. 

Entre os palestrantes encontra-se o secretário de estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, José Carlos Carvalho, que abre o evento abordando sobre a importância da prevenção da UC. Técnicos do Instituto Estadual de Florestas (IEF) também irão promover uma discussão sobre os sistemas de proteção do Parque, prevenção de incêndios e META 2010. Representantes da Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa) e do Projeto Manuelzão também levam ao público questões importantes do meio ambiente e participam de um debate. 

Atividades culturais também serão realizadas no Fórum com apresentações teatrais e musicais. Além disso, o evento contará com um balcão de sugestões disponível para que os participantes das discussões possam oferecer idéias e projetos que ajudem na preservação e conservação do Parque Estadual Serra do Rola Moça e de seu entorno. Para participar é obrigatório fazer inscrição prévia que é gratuita e deve ser feita através do email: zeladoriadoplaneta@yahoo.com.br

Segundo Edmar Monteiro espera-se que a organização do evento faça um documento com os resultados do fórum e que ele seja enviado para a gerência do Parque. “Dessa forma teremos acesso a tudo que foi discutido e em conjunto com a comunidade encontraremos soluções para os problemas destacados”, relata o gerente. 

O evento é promovido pela organização não governamental Zeladoria do Planeta e conta com o apoio do Instituto Estadual de Florestas (IEF), Copasa, Polícia Militar do meio Ambiente de Minas Gerais, Corpo de Bombeiros divisão ambiental, projeto Manuelzão, Greenpeace, Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Renováveis (Ibama), projeto Eco Bolsas Brasil e Escoteiros Mirins.

Fonte: Ascom/ Sisema

Veja mais notícias sobre Minas Gerais no Agência Minas.
Acompanhe também no http://www.youtube.com/agenciaminasgerais.