Segundo o Supervisor do Escritório Regional Mata do IEF, Fernando Gesualdi Reiff, o Encontro é um bom espaço para se quebrar alguns preconceitos sobre o plantio de eucalipto: "O produtor terá oportunidade de conhecer outras formas de utilização da madeira e do eucalipto. No Brasil, as condições geográficas e climáticas possibilitam que o eucalipto tenha alta produção e, ao contrário do que muitos pensam, sendo plantado corretamente, o eucalipto não oferece perigo ao patrimônio natural", explica.
O incentivo à ampliação da base florestal do Estado é uma das ações do IEF para diminuir a pressão sobre as florestas nativas. Atualmente, o Instituto pratica três modalidades de fomento: fomento florestal com recursos de reposição florestal, convênios com empresas e florestas sociais.
No Encontro, os participantes também receberão informações sobre os aspectos legais do plantio e comercialização do eucalipto e de algumas maneiras de comercializar e negociar os produtos e sub-produtos florestais. O evento é aberto ao público e as inscrições podem ser feitas no Núcleo Operacional de Florestas, Pesca e Biodiversidade do IEF, de Carangola, pelo telefone: (32) 3741-3505.
17/07/2007
Fonte: Ascom/Sisema