O Curso de Gestão da Pesca, promovido Gerência de Gestão da Fauna Aquática e Pesca da Diretoria de Biodiversidade do Instituto Estadual de Florestas (IEF), em parceria com a Superintendência de Recursos Humanos do Sistema Estadual de Meio Ambiente (Sisema) contou com a participação de cerca de 65 pessoas, dentre técnicos da área da pesca do IEF do interior e da sede e a Polícia Militar de Meio Ambiente e Trânsito de Minas Gerais.
“A idéia do Curso surgiu para fortalecer a gestão da pesca no estado, proporcionando o intercâmbio de experiências e a integração dos Regionais do IEF e da Polícia Militar”, afirma o gerente de Gestão da Fauna Aquática e Pesca do IEF, Marcelo Coutinho. Segundo ele, essa iniciativa é pioneira e visa à sensibilização dos técnicos na área da pesca para atuarem de maneira padronizada e eficiente em relação à gestão da pesca no estado.
O Curso contou com a participação de vários especialistas na área de pesca, que ministraram palestras abordando questões como: educação e preservação ambiental; meio ambiente, cidadania, educação e políticas públicas; fiscalização e apoio a pequenas comunidades rurais; revitalização ambiental; monitoramento e controle pesqueiro e estrutura da Diretoria de Meio Ambiente e Trânsito da Polícia Militar de Minas Gerais.
Durante o curso, os técnicos tiveram oportunidade de participar de dinâmicas individuais e em equipes, que despertavam criatividade, poder de decisão e liderança. Também foram realizados debates, atividades práticas e apresentados alguns trabalhos e iniciativas já desenvolvidas sobre a pesca pelo IEF.
Os participantes também elaboraram Projetos para a área de pesca no Estado, com os seguintes temas: legislação pesqueira, registro, fiscalização, zoneamento, educação e comunicação ambiental, fomento social, pesquisa e recursos hídricos. Ao final do curso, foi elaborado o 1º Relatório Técnico do Grupo Integrado de Gestão da Pesca, que será encaminhado ao Secretário de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, José Carlos de Carvalho, que irá analisá-lo.