Corredores ecológicos são solução para sobrevivência da biodiversidade

Notícia

Ter, 19 jun 2007


José Domingues apresentou o conceito de corredores ecológicos e sua importância para a conservação de habitats. Ele destacou que a constante perda de áreas naturais provocou a fragmentação das áreas nativas.

O professor destacou a ameaça às espécies mais sensíveis provocada pela fragmentação das áreas verdes, especialmente as que são naturalmente raras e habitam uma região específica. “As espécies endêmicas são mais sensíveis e não sobrevivem em novos habitats”, explica. “Já espécies com maior raio de ação têm menor possibilidade de extinção já que podem utilizar áreas próximas semelhantes”, completa.

Ele destacou ainda a importância dos gestores das unidades de conservação incorporarem ao seu planejamento uma visão global de sua região. “O entorno da unidade é essencial para o conhecimento dos hábitos das espécies que a habitam e para sua sobrevivência”, destaca.

Mata Atlântica

Em Minas Gerais, a formação de corredores ecológicos é estimulada pelo Projeto de Proteção da Mata Atlântica (Promata-MG) desenvolvido em conjunto com o Instituto Estadual de Florestas (IEF). Os proprietários rurais que vivem no entorno dos Parques Estaduais do Itacolomi, Rio Doce e Serra do Brigadeiro são o público-alvo do projeto, o primeiro desenvolvido pelo Governo de Minas.

O coordenador do Promata, Eduardo Grossi afirma que cerca de 2,5 mil hectares já foram reflorestados desde o início das atividades do Projeto, em 2003. “A idéia é usar como núcleo os três parques e, a partir deles, formar os corredores ecológicos que vão melhorar as condições e a proteção da biodiversidade”, explica. “Os produtores recebem insumos, mudas e assistência técnica para o plantio e preservação das áreas em fase de recuperação”, observa.

Simpósio

O Simpósio Internacional de Conservação da Natureza reúne especialistas de diferentes países que, a cada dia, abordarão cinco temas relacionados a partir de diferentes perspectivas. Os temas debatidos são Áreas Protegidas no Mundo, Conservação da Amazônia, Sociedade como Elemento-chave para a Conservação da Natureza, Comunicação e Conservação da Natureza, e Áreas Protegidas para o Século 21.

Fonte: Assessoria de Comunicação Sistema Estadual de Meio Ambiente - da Sala de Imprensa do 5º Congresso Brasileiro de Unidades de Conservação