CGFAI finaliza operação na região do Paraopeba

Notícia

Sex, 28 mar 2008


Ao todo, 38 profissionais, entre técnicos do Instituto Estadual de Florestas (IEF), Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam), da Fundação Estadual do Meio Ambiente (Feam) e da Polícia de Meio Ambiente e Trânsito (Dmat), formaram sete equipes, que percorreram os quatro municípios e também realizaram as fiscalizações dos caminhões de carvão nas siderúrgicas e estradas da região.

Somente nos dois primeiros dias dois caminhões de carvão foram apreendidos por apresentarem notas fiscais informando que a carga seria originada de reflorestamento, mas os técnicos constataram que, na realidade, o carvão teve origem nativa. A partir da deflagração da operação, o número de caminhões de carvão em circulação na região reduziu consideravelmente. Outros 20 caminhões ficaram retidos e, após vistoria, foram liberados.

A exploração e comércio de carvão e ardósia destacam-se como importantes atividades na região, sendo também as principais em atuação irregular. Quanto ao carvão, a principal irregularidade é a utilização de madeira nativa ao invés de árvores de reflorestamento. No que se refere à ardósia, o problema freqüente e que vem se agravando é a disposição inadequada dos rejeitos provenientes do beneficiamento da rocha, o que pode causar assoreamentos, comprometimento de nascentes e cursos d’água, entre outros danos ambientais.

Segundo o gerente de Fiscalização Ambiental da Fundação Estadual de Meio Ambiente (Feam) e coordenador da operação, Gilberto Soares, este foi um trabalho programado para atender, principalmente, a demandas do Ministério Público (MP). “Nenhum empreendimento foi fechado, mas vários deles foram autuados e entrarão em negociações com o MP”, explica. Na próxima semana será realizada uma reunião conjunta com o MP com a presença de cerca de 10 empreendedores irregulares para o estabelecimento de Termos de Ajustamento de Conduta (TAC). Caso não se chegue a um consenso, além de autuados, os empreendimentos poderão ser fechados.

 

Ascom / Sisema