Ir para o menu| Ir para Conteúdo| Acessibilidade Alternar Contraste | Maior Constraste| Menor Contraste

Instituto Estadual de Florestas - IEF

Projeto Jaíba

PDFImprimirE-mail

Jaíba é a designação dada a uma porção de terras de cerca de 300 mil hectares, localizada entre a margem direita do Rio São Francisco e a esquerda do Rio Verde Grande, abrangendo terras do município de Matias Cardoso e do município de Jaíba, localizado ao Norte de Minas.

O Projeto Jaíba integra a participação governamental e a iniciativa privada. Os seus objetivos são: assegurar o assentamento de  pequenos produtores e agricultores empresariais, reestruturar e revitalizar seus processos produtivos; promover o desenvolvimento sustentável da agricultura no norte do estado, visando consolidar o pólo agroindustrial, aumentando a participação da região no mercado interno e externo de frutas.

O Projeto busca ainda implantar uma agricultura moderna, capaz de gerar riquezas e prosperidade. O perímetro de irrigação do Jaíba é resultado do esforço da parceria entre o Governo Federal e o Governo de Minas.

Estão previstas quatro fases para o Projeto. A primeira etapa, Jaíba I, teve início na década de 80 e era dirigida para cerca de 1.500 famílias, com enfoque social e irrigação de uma área de cerca de 25 mil hectares. Até o momento, foram constituídos cerca de 200 km de canais, para levar a água do São Francisco até os lotes irrigáveis.

A segunda fase, Jaíba II, atual estágio do Projeto, tem como objetivo contemplar cerca de 20 mil hectares em irrigação, beneficiando as áreas empresariais. Em 2003, o Projeto Jaíba entrou como um dos Projetos Estruturadores do Governo de Minas.

Educação Ambiental 

O Instituto Estadual de Florestas (IEF) é responsável pela gestão ambiental do Projeto. Atualmente, o IEF atua na região com trabalhos de educação ambiental, com o controle e prevenção de incêndios em unidades de conservação, com a fiscalização ambiental e com a preservação de unidades de conservação na região.

Parceiros:

Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf);
Centraljai, Associações e Cooperativas de Agricultores;
Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig);
Secretaria de Estado de Agricultura;
Prefeituras da região;
Distrito de Irrigação de Jaíba (DIJ);
Companhia Nacional de Abastecimento (Conab);
Ruralminas;
Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae);
Empresa Brasileira de Agropecuária (Embrapa);
Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA);
Banco do Nordeste S/A;
Banco do Brasil S/A;
escolas municipais e estaduais;
Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes);
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG);
Universidade Federal de Lavras (UFLA);
Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater)

IEF|

Rodovia João Paulo II, 4143, Bairro Serra Verde - CEP 31630-900
Todos os direitos reservados - Aspectos legais e responsabilidades