Ir para o menu| Ir para Conteúdo| Acessibilidade Alternar Contraste | Maior Constraste| Menor Contraste

Instituto Estadual de Florestas - IEF

Áreas protegidas são o tema principal no II Combio

PDFImprimirE-mail

Cerca de cinco mil pessoas devem participar diariamente do II Congresso Mineiro de Biodiversidade (Combio), o maior evento de meio ambiente do Brasil. Organizado pelo Sistema Estadual de Meio Ambiente (Sisema), por meio do Instituto Estadual de Florestas (IEF), o II Combio acontece entre os dias 22 e 27 de abril, no Expominas, em Belo Horizonte. O envio de resumos científicos já pode ser realizado e as inscrições para participação nas palestras já estão abertas (www.combio.com.br).

Com o tema áreas protegidas, o II Combio tem o objetivo de promover a interação entre os setores produtivo e público, organizações não governamentais e sociedade civil em busca da proteção e uso sustentável dos recursos naturais do Estado. “Nesta segunda edição, temos a difícil missão de superar o I Combio, realizado em 2006. Esperamos que a multiplicidade que o tema Áreas Protegidas oferece enriqueça as discussões, facilitando o diálogo entre os diferentes atores e cenários com o intuito de conservar os recursos naturais de Minas Gerais”, afirma a coordenadora geral do Combio, Nádia Araújo.

De acordo com informações divulgadas pelo IEF, em 2006 o Congresso contou com uma média de quatro mil participantes por dia e ocupou dois pavilhões do Expominas. Este ano serão três pavilhões, com 70 estandes, área para programação cultural, restaurantes e cyber café com serviços de internet para os participantes. Da ordem de R$ 3 milhões, os recursos financeiros do Combio são viabilizados por meio da comercialização de cotas de patrocínio junto às empresas privadas que possuem um modelo de Gestão Ambiental e Responsabilidade Social em sua estratégia de desenvolvimento de negócios sustentáveis.

A programação científica do evento é de responsabilidade da Organização não Governamental (ONG) Terra Brasilis, representada pela bióloga Sônia Rigueira, juntamente com uma comissão técnica. Para 2008 estão previstos cursos, palestras e mini-cursos que irão abordar diversos temas ambientais da atualidade, como o aquecimento global, fomento florestal, energia renovável, Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN), gestão de áreas protegidas e legislação ambiental, dentre outros. Além da programação científica, o II Combio irá contar com oficinas infantis e workshop para adultos. Todas as palestras serão transmitidas ao vivo para o mundo inteiro e os internautas terão oportunidade, ao término de cada uma,  de conversar com os palestrantes na sala de bate papo do portal do Combio.

O Programa AmbientAção também terá uma atuação mais forte no Congresso este ano. Em estande exclusivo, os participantes poderão conhecer mais sobre o AmbientAção, além de terem a oportunidade de participar de jogos com perguntas e respostas sobre o meio ambiente. Além disso, o AmbientAção irá auxiliar na coleta seletiva do lixo gerado no evento e pelas ações de redução do desperdício. “O Ambientação pretende contribuir para que o II Combio seja um evento sustentável e ambientalmente correto, desde a montagem do espaço onde ele acontecerá até a sua desmontagem”, afirma o sub-coordenador do Programa, Frederico Batista Baião.

Paralelamente ao II Combio, será realizada a “Feira de Produtos, Serviços, Cores e Sabores da Biodiversidade - Mostra de artesanato, doces, frutos, produtos farmacêuticos e cosméticos”. Durante a Feira, visitantes e participantes poderão conhecer o famoso artesanato mineiro, incluindo produtos farmacêuticos e cosméticos naturais, alimentos e frutos que evidenciam a riqueza da biodiversidade estadual.

Programação Cultural também tem como tema áreas protegidas

Artesanato, moda, gastronomia, exposição fotográfica, dança, teatro, música, cinema e oficinas de arte são algumas das atrações do II Congresso Mineiro de Biodiversidade. Toda a programação cultural da segunda edição do evento também terá como tema as áreas protegidas de Minas Gerais.

Artesãs do Noroeste de Minas, entre fiandeiras, tingideiras, costureiras e tecelãs, trabalham em ritmo acelerado para entregar camisetas e mochilas que irão compor o Kit dos palestrantes do Congresso. As artesãs dos municípios de Riachinho, Bonfinópolis, Sagarana, Uruana de Minas e Natalândia fazem parte do Projeto Veredas, da ONG Artesanato Solidário, que desenvolve há oito anos ações para a revitalização do artesanato de tradição e geração de trabalho e renda complementar na região Noroeste de Minas Gerais.

Outra novidade para este ano é a apresentação do Projeto “Minas São Muitas”, criado pela equipe da coordenação do Combio para mostrar a diversidade do Estado em várias áreas da cultura. Na programação cinematográfica, por exemplo, uma curadoria foi contratada especialmente para o Combio. Serão apresentados curtas, médias e longas-metragens inéditos sobre meio ambiente, com enfoque em áreas protegidas e direção de novos talentos mineiros.

A culinária do Combio também está sendo preparada de acordo com a tradicional gastronomia mineira. Vários pratos típicos das regiões de Cerrado, por exemplo, estarão no cardápio da praça de alimentação do evento. Os restaurantes representarão os  principais Parques Estaduais e cada um irá oferecer um prato especial, típico da região onde a UC está inserida. Seguindo a linha de consumo consciente, a gordura gerada no evento também será reutilizada na produção de sabão.

Já a programação musical e artística do II Combio está sob responsabilidade da empresa Laranjeira Produções, dirigida pelo artista mineiro Saulo Laranjeira. Estão previstos grupos e artistas nacionais e mineiros diversificados que têm comprometimento com a causa ambiental, além de teatro infantil e adulto, grupos folclóricos e de dança.

Com o objetivo de provocar reflexão sobre a conscientização e educação ambiental, uma exposição fotográfica sobre áreas protegidas, do fotógrafo do IEF, Evandro Rodney, enfocará os Parques Estaduais do IEF, a comunidade do entorno das Unidades de Conservação, as Áreas de Proteção Ambiental (APAs), Estações Ecológicas (EEs) e Reservas Biológicas (Rebios). De acordo com Rodney, essa exposição será itinerante e irá percorrer algumas UCs e comunidades do entorno após o Congresso. 

IEF|

Rodovia João Paulo II, 4143, Bairro Serra Verde - CEP 31630-900
Todos os direitos reservados - Aspectos legais e responsabilidades