Ir para o menu| Ir para Conteúdo| Acessibilidade Alternar Contraste | Maior Constraste| Menor Contraste

Instituto Estadual de Florestas - IEF

Ministra do Turismo visita Parque Estadual do Sumidouro

PDFImprimirE-mail

O Parque Estadual (PE) do Sumidouro, administrado pelo Instituto Estadual de Florestas (IEF), recebeu no último dia 08 a visita da ministra do Turismo, Marta Suplicy, que conheceu a Gruta da Lapinha, um dos principais atrativos da Unidade de Conservação (UC), e sobrevoou a região onde o Parque está inserido. Ao final do percurso, Marta Suplicy disse estar encantada com a UC.

Durante a visita, Marta Suplicy afirmou que Minas Gerais dispõe de belíssimas atrações turísticas e que o cuidado com o meio ambiente é fundamental para a preservação das mesmas. “A conservação dos recursos naturais influencia na preservação das atrações turísticas e, conseqüentemente, na nossa história, que será deixada para as gerações futuras”, observou.

Segundo o gerente do PE do Sumidouro, Rogério Tavares, a presença da ministra foi muito importante para a UC, considerando-se a negociação de um convênio com o Governo Federal de aproximadamente R$ 3,5 milhões. O objetivo é que estes recursos sejam investidos nos Projetos “Centro de Referência Espeleológica Peter Lund” e “Parque dos Primeiros Americanos”. A ministra também mencionou um possível acordo com empresas da Dinamarca para investimentos na UC. A região é mundialmente conhecida pelos estudos realizados no século XIX pelo dinamarquês Peter Lund, os quais inauguraram as pesquisas arqueológicas no Brasil e colocaram a Lagoa Santa entre as mais importantes áreas para a pesquisa científica.

De acordo com Tavares, devido à proximidade física com a capital mineira e com o Aeroporto Internacional Tancredo Neves, em Confins, a localização do Parque do Sumidouro é estratégica para o turismo no Estado. Como exemplo, o gerente cita a Copa do Mundo de 2014, que irá acontecer no Brasil. “Belo Horizonte tem grandes chances de ser uma das cidades escaladas para sediar jogos da competição e é importante que os turistas tenham opções de lazer entre um jogo e outro. Esses investimentos no Sumidouro irão atrair muitos turistas para o local”, conclui.

Projetos

O Projeto “Parque dos Primeiros Americanos” será implantado em terreno situado na “Quinta do Sumidouro”, entre o sítio histórico urbano e a lagoa do Sumidouro. Hoje, a área possui um conjunto vegetacional importante, sendo composto por árvores exóticas, com destaque para as grandes mangueiras e por uma área de mata de Cerrado, em estágio de regeneração. Uma das premissas do Projeto é alterar minimamente este conjunto, construindo edificações com o menor desmate possível. Já o “Centro de Referência Espeológica Peter Lund” pretende ser um espaço de conhecimento e de conscientização sobre a realidade local, visando à preservação do maciço calcário existente na região da Lapinha e demais formações rochosas existentes no PE do Sumidouro.

Parque Estadual do Sumidouro

Com área total de 1,3 mil hectares, o Parque Estadual do Sumidouro foi criado em 1980, pelo Decreto 20.375, com o objetivo de preservar o patrimônio cultural e natural existente na região. A UC é bastante conhecida pela presença de grutas como a da Lapinha, além da lagoa do Sumidouro, a mais importante da região. Destacam-se também o Poço Azul e a Lapa do Sumidouro, onde se localiza um importante painel de pinturas rupestres.

A área na qual o Parque está inserido abriga alguns dos registros mais antigos da presença humana no continente americano. Um esqueleto descoberto na região nos anos 1970, datado de 11,5 mil anos, deu origem ao crânio de ‘Luzia’, que foi reconstituído na Europa por técnicas especiais. O artefato provocou uma discussão que alterou as teorias sobre a ocupação do continente. Estudos sobre os primórdios da ocupação humana na América continuam sendo desenvolvidos na área da unidade.

10/01/2008
Ascom / Sisema

IEF|

Rodovia João Paulo II, 4143, Bairro Serra Verde - CEP 31630-900
Todos os direitos reservados - Aspectos legais e responsabilidades