Ir para o menu| Ir para Conteúdo| Acessibilidade Alternar Contraste | Maior Constraste| Menor Contraste

Instituto Estadual de Florestas - IEF

Parques Estaduais: ótimas opções de férias em Minas Gerais

PDFImprimirE-mail

Para quem ainda está em dúvida sobre o que fazer nessas férias de janeiro, Minas Gerais oferece várias alternativas para o ecoturismo. Dentre as escolhas mais divertidas, para toda a família, estão os parques do Estado, administrados pelo Instituto Estadual de Florestas (IEF). Com uma riquíssima biodiversidade e paisagens diversificadas, que vão da Mata Atlântica ao Cerrado e à Caatinga, Minas apresenta uma variedade de lugares que deslumbra a todos que apreciam o contato com a natureza.

Atualmente, o Estado possui sete parques abertos à visitação, todos eles com infra-estrutura adequada para receber turistas de todas as idades. Para assegurar a conservação das áreas, a visitação dos Parques Estaduais (PEs) do Ibitipoca, da Serra do Brigadeiro, de Nova Baden, da Serra do Rola-Moça, do Itacolomi, do Rio Preto, e do Rio Doce está sujeita às normas e restrições estabelecidas no Plano de Manejo de cada unidade, às normas estabelecidas pelo IEF e àquelas previstas no regulamento de cada Parque.  

Parque Estadual (PE) é uma categoria de Unidade de Conservação (UC) de Proteção Integral que se destaca pela grande beleza cênica e relevância ecológica. Os parques são criados com a finalidade de preservar a fauna e flora nativas, os recursos hídricos, as formações geológicas, os valores culturais, históricos e arqueológicos, além de promover estudos e pesquisas científicas, educação e interpretação ambiental e turismo ecológico.   

Localizado na Zona da Mata mineira, o Parque Estadual do Ibitipoca, destaca-se por seus mirantes, grutas, praias, piscina natural, cachoeiras e picos. Diversas espécies da flora e da fauna também podem ser vistas no local, algumas delas ameaçadas de extinção segundo as listas vermelhas estadual e nacional. Já o PE do Itacolomi abriga o Pico do Itacolomi, um dos principais atrativos da unidade de conservação (UC). A visitação é diária, mas passeios guiados ao Pico do Itacolomi devem ser agendados junto à administração. Em Lambari, no Sul de Minas, o PE de Nova Baden abriga valiosos exemplares da fauna e flora da Mata Atlântica. A maioria dos turistas aproveita o passeio nas cidades próximas e visita o Parque, um dos atrativos da região. No Vale do Aço mineiro, está o PE do Rio Doce, que abriga a maior faixa de Mata Atlântica contínua do Estado e, tradicionalmente, recebe um grande número de visitantes nos fins de semana e feriados. Passando para a região do Jequitinhonha, o Parque Estadual do Rio Preto, no município de São Gonçalo do Rio Preto, localiza-se a cerca de 60 km da histórica cidade de Diamantina, com belíssimas paisagens, cachoeiras e praias. No PE da Serra do Brigadeiro, também localizado na Zona da Mata, o turista encontra, em meio à característica paisagem do bioma da Mata Atlântica, montanhas, vales, chapadas,  e encostas, além de diversos cursos d'água que integram as bacias dos rios Paraíba do Sul e Doce. Já na Região Metropolitana de Belo Horizonte, destaque para o PE da Serra do Rola-Moça, localizado a 25 km da capital mineira. Hábitat de diversas espécies da fauna e flora ameaçadas de extinção, a UC apresenta um relevo peculiar, colorido por sua vegetação diversificada. 

Ibitipoca é o mais visitado em 2007

O Parque Estadual do Ibitipoca foi a unidade de conservação mais procurada pelos turistas em 2007. Cerca de 30 mil pessoas visitaram o parque durante o ano. O gerente da UC, João Carlos Lima de Oliveira, acredita que o Ibitipoca atrai tantos turistas devido às suas características e facilidades de acesso aos atrativos, além de estar localizado próximo às cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Juiz de Fora. “As caminhadas com vistas ao horizonte, a observação da vegetação, as visitas às cavidades naturais (cavernas) e os banhos nos rios são alguns dos principais atrativos do Parque”, afirma. João Carlos explica que o objetivo principal da unidade é a proteção dos atributos naturais existentes, mas que o turismo tem também grande importância por oferecer ao visitante uma oportunidade de contato com a natureza.  

Segundo o gerente, várias parcerias e investimentos serão feitos em 2008 para incrementar o turismo na região. “Neste ano, teremos, com o apoio do Plano de Manejo da unidade, em fase final de elaboração, um melhor direcionamento com vistas à melhoria turística do Parque. Além disso, estamos estreitando nossa participação junto ao Circuito Turístico Serras de Ibitipoca e com a Prefeitura Municipal de Lima Duarte”, completa. 

O carioca Awdley Marvim Costa dos Santos diz que já foi ao Ibitipoca duas vezes e que pretende voltar à unidade de conservação. “Todas as vezes que fui ao parque estava acompanhado de meus amigos, também cariocas, e sempre em feriados prolongados”, afirma. “A impressão que tivemos foi a melhor possível, o lugar é lindo, bem preservado, enfim, um ambiente maravilhoso. Gostamos de vários pontos do parque, mas em especial da ‘Janela do Céu’ e das grutas”, completa. De acordo com Awdley, o turista, geralmente, tem consciência ambiental. “As pessoas que freqüentam a unidade ficam até com vergonha de sujar alguma coisa. Na minha concepção, os turistas se comportam muito bem”, finaliza. 

Parcerias e investimentos

Em 2007, o Instituto Estadual de Florestas (IEF) investiu cerca de R$ 72 milhões em suas unidades de conservação. Esse valor inclui recursos próprios do IEF, da compensação pela utilização de recursos hídricos, do Projeto de Proteção da Mata Atlântica (Promata) e da Compensação Ambiental do IEF e foi utilizado na implantação de novas UCs e na criação, implantação e regularização fundiária de áreas protegidas. 

Para 2008, estão previstos investimentos por parte do IEF de aproximadamente R$ 38 milhões nas UCs do Estado, que serão usados no fortalecimento da gestão das mesmas, na criação e implantação de áreas protegidas e na efetivação do uso público das UCs. 

O Gerente de Gestão de Áreas Protegidas do IEF, Roberto Coelho Alvarenga, explica que a simples existência de uma UC com infra-estrutura e capacidade para receber bem o turista permite o aumento do número de visitantes na área, bem como nas localidades vizinhas a ela. “O maior fluxo de pessoas gera oportunidades para a população local desenvolver atividades econômicas ambientalmente sustentáveis, como restaurantes, artesanato e produtos típicos da região, além de estimular a ampliação da estrutura da hospedagem”, afirma. Para exemplificar, o gerente cita os casos dos Parques Estaduais do Ibitipoca e do Rio Preto. Alvarenga afirma que o movimento financeiro no Distrito de Conceição de Ibitipoca, zona de amortecimento do parque, vem aumentando significativamente nos últimos 15 anos e este fator está relacionado diretamente com a unidade de conservação. “O mesmo acontece com o município de São Gonçalo do Rio Preto, região vizinha ao Parque Estadual do Rio Preto”, completa. 

Segundo Roberto Alvarenga, o IEF tem como meta a divulgação das unidades de conservação estaduais e o incentivo à visitação dessas áreas. Para tanto, parcerias estão sendo discutidas com diversos setores públicos e privados. De acordo com o gerente, no âmbito do Estado, projetos estão sendo trabalhados com a Secretaria de Estado de Turismo para a confirmação dos PEs como destino turístico qualificado e uma melhor divulgação dentro dos circuitos já existentes. “O IEF firmou uma parceria com o Instituto Estrada Real, que instalou marcos nos Parques Estaduais do Itacolomi e do Rio Preto, incluindo-os na rota dos turistas que percorrem o antigo caminho. Atualmente, 25% da Estrada Real está dentro de áreas protegidas”, afirma. “Os recentes investimentos nos Parques Estaduais melhoraram a infra-estrutura dessas unidades, que já era boa”, comemora.

  - Parque Estadual do Ibitipoca
Área: aproximadamente 1.488 hectares
Localização: municípios de Lima Duarte e Santa Rita do Ibitipoca, na Zona da Mata
Horário de funcionamento: 07 às 17h00
Telefone: (32) 3281-1101
Distância de Belo Horizonte: 241Km 

- Parque Estadual do Itacolomi
Área: aproximadamente 7.543 hectares
Localização: municípios de Mariana e Ouro Preto, na região Sudeste de Minas
Horário de funcionamento: 07 às 17h00
Telefone: (31) 3559-3130/8835-7260.
Distância de Belo Horizonte: 110 Km

- Parque Estadual de Nova Baden
Área: aproximadamente 214 hectares
Localização: município de Lambari, na região Sul do Estado
Horário de funcionamento: 07 às 17h00
Telefone: (35) 3271-1338
Distância de Belo Horizonte: 339 Km

- Parque Estadual do Rio Doce
Área: aproximadamente 36.970 hectares
Localização: municípios de Marliéria, Dionísio e Timóteo, no Sudoeste de Minas
Horário de funcionamento: 07 às 17h00
Telefone: (31) 3844-2200
Distância de Belo Horizonte: 248 Km

- Parque Estadual do Rio Preto
Área:
aproximadamente 10.755 hectares
Localização: município de São Gonçalo do Rio Preto, distante 56 Km de Diamantina
Horário de funcionamento: 07 às 17h00
Telefone: (38) 3531.3919
Distância de Belo Horizonte: 355 Km

- Parque Estadual da Serra do Brigadeiro
Área: aproximadamente 14.984 hectares
Localização: Zona da Mata
Horário de funcionamento: 07 às 17h00
Telefone: (32) 3721.7491Distância de Belo Horizonte: 290 Km 

- Parque Estadual da Serra do Rola-Moça
Área: aproximadamente 3.940 hectares
Localização: Região Metropolitana de Belo Horizonte

Horário de funcionamento: 07 às 17h00
Telefone: (31) 3581.3523
Distância de Belo Horizonte: 25 Km

09/01/2008
Ascom / Sisema

IEF|

Rodovia João Paulo II, 4143, Bairro Serra Verde - CEP 31630-900
Todos os direitos reservados - Aspectos legais e responsabilidades