Ir para o menu| Ir para Conteúdo| Acessibilidade Alternar Contraste | Maior Constraste| Menor Contraste

Instituto Estadual de Florestas - IEF

IEF lança Guia turístico do Parque Estadual do Itacolomi

PDFImprimirE-mail

O Sistema Estadual de Meio Ambiente (Sisema), por meio do Instituto Estadual de Florestas (IEF) e em parceria com a Novelis do Brasil, através da Lei Rouanet de Incentivo à Cultura, lança, na próxima segunda-feira (17), às 17 horas, na sede do Sisema (Rua Espírito Santo, 495 – 4º Andar – Centro), o Guia Turístico do Parque Estadual do Itacolomi. 

O Projeto ‘Guias Turísticos – Parques Estaduais de Minas Gerais’ é uma forma de divulgação e de incremento do ecoturismo nos parques administrados pelo IEF e nas comunidades do entorno. É, ainda, um instrumento de conscientização, valorização e de incentivo à preservação do meio ambiente. “O lançamento desse guia é muito importante para que a sociedade conheça o trabalho de proteção do IEF junto às unidades de conservação e para que o púbico possa visitar e conhecer o parque, aprendendo a respeitar e a proteger esse patrimônio”, ressalta o gerente de áreas protegidas do IEF, Roberto Alvarenga.

O Guia de Turismo Ecológico do Parque do Itacolomi registra, por meio de fotos e textos, as belezas naturais, a fauna, a flora, os atrativos turísticos do parque, sua infra-estrutura e principais atividades desenvolvidas, tendo como público-alvo o turista.  A publicação terá uma tiragem de 10 mil exemplares e será distribuída em bibliotecas, feiras internacionais e eventos da Secretaria de Estado de Turismo, além de Prefeituras e agências de viagem voltadas para o Ecoturismo. Será, também, vendida em livrarias, com verba arrecadada revertida para o parque.

O Guia do Itacolomi faz parte de uma série de guias sobre os Parques Estaduais de Minas Gerais. O primeiro foi lançado em abril de 2006, enfocando o Parque Estadual da Serra do Brigadeiro. Em junho de 2007, foi lançado o do Parque Estadual do Rio Doce. A previsão é de que sejam lançados, até o final de 2008, outros cinco guias sobre as unidades de conservação do Estado.

Parque Estadual do Itacolomi – criado em 14 de junho de 1967, pela Lei nº 4.495, o Parque abriga o Pico do Itacolomi com 1.772 metros e está localizado nos municípios de Mariana e Ouro Preto. Possui uma área de 7.543 hectares de matas onde predominam as quaresmeiras e candeias ao longo dos rios e córregos. Abriga também nascentes, que deságuam, em sua maioria, no rio Gualaxo do sul, afluente do rio Doce. Diversas espécies de animais raros e ameaçados de extinção podem ser encontrados na unidade de conservação, como o lobo guará, a ave-pavó, a onça parda e o andorinhão de coleira (ave migratória). Também podem ser vistas espécies de macacos, micos, tatus, pacas, capivaras e gatos mouriscos. Levantamentos no Parque identificaram mais de 200 espécies de aves, como jacus, siriemas e beija-flores.

Atualmente, o Parque Estadual do Itacolomi possui acomodações completas para atender visitantes e pesquisadores com biblioteca e alojamentos. Algumas das suas edificações passaram por recente reforma e novas instalações melhoraram ainda mais a infra-estrutura de apoio.

IEF|

Rodovia João Paulo II, 4143, Bairro Serra Verde - CEP 31630-900
Todos os direitos reservados - Aspectos legais e responsabilidades