Ir para o menu| Ir para Conteúdo| Acessibilidade Alternar Contraste | Maior Constraste| Menor Contraste

Instituto Estadual de Florestas - IEF

Encontro anual reúne gerentes de UCs do Estado

PDFImprimirE-mail

O IEF, por meio da diretoria de Áreas Protegidas (DIAP), promove esta semana, em Caeté, o Encontro Anual dos Gerentes de Unidades de Conservação de Minas Gerais. Cerca de 60 gerentes participam do encontro, que tem o objetivo de discutir temas como planejamento estratégico, gestão de resultados, estabelecimento de metas e indicadores para 2008 e monitoramento e avaliação das ações desenvolvidas este ano.

Na abertura da reunião, realizada na terça-feira (11), a Diretora de Áreas Protegidas, Aline Tristão, ressaltou a importância do esforço coletivo para o alcance das metas propostas pela diretoria e que abrangem o Projeto Estruturador "Conservação do Cerrado e Recuperação da Mata Atlântica".

O Gerente de Áreas Protegidas, Roberto Alvarenga, apresentou as ações desenvolvidas em 2007 e as propostas para 2008, entre elas a criação de planos de uso público, de projetos de educação ambiental e de planos de manejo, formação de conselhos consultivos, execução de obras de infra-estrutura, capacitação de gerentes e de guarda-parques, além de ações de marketing e formação de parcerias.

Durante o evento, o gerente de projetos e pesquisas do IEF, José Medina da Fonseca, destacou a importância da manutenção das Reservas Legais no sistema de áreas protegidas. "As Reservas Legais representam 20% das propriedades rurais, totalizando cerca de 11 milhões de hectares no Estado", destacou. Para promover a manutenção da biodiversidade e dos recursos naturais através do planejamento da paisagem nas propriedades rurais, o Instituto Estadual Florestas (IEF) criou o Núcleo de Apoio à Reserva Legal (Narel). O projeto, que está em fase de montagem pela Diretoria de Biodiversidade, tem envolvimento das cinco diretorias do Instituto.

Segundo Medina, o projeto terá como área prioritária a zona de amortecimento das Unidades de Conservação e importantes Áreas de Preservação Permanente (APPs). Inicialmente serão realizados mapeamento e avaliação das áreas no entorno das Unidades de Conservação e a identificação das propriedades que contêm os maiores fragmentos de vegetação. Serão desenvolvidos trabalhos de conscientização junto aos proprietários sobre a importância da Reserva Legal dentro das propriedades e a promoção da averbação da área. Além disso, está sendo planejada a produção de dois tipos de placas para as propriedades, a fim de destacar a importância da Reserva Legal.

Outros temas como monitoramento e fiscalização, criação de conselhos consultivos, fator de qualidade e ICMS Ecológico, planejamento de obras e serviços e regularização fundiária, também foram discutidos durante o encontro. Até sexta-feira (14), os gerentes passarão por treinamento para operar o  Sistema de Gestão de Áreas Protegidas (SIGAP) do IEF, trocarão experiências acerca dos trabalhos de pesquisa realizados nas Unidades de Conservação e das atividades da Força-Tarefa Previncêndio.  "Esse encontro possibilita a troca de experiências entre os gerentes e é uma forma de capacitação muito proveitosa", concluiu Rogério Tavares, Gerente do Parque Estadual do Sumidouro.

12/12/2007
Fonte: Ascom/Sisema

IEF|

Rodovia João Paulo II, 4143, Bairro Serra Verde - CEP 31630-900
Todos os direitos reservados - Aspectos legais e responsabilidades