Ir para o menu| Ir para Conteúdo| Acessibilidade Alternar Contraste | Maior Constraste| Menor Contraste

Instituto Estadual de Florestas - IEF

IEF apresenta em Munique experiência em manejo florestal

PDFImprimirE-mail

O Diretor-Geral do Instituto Estadual de Florestas (IEF), Humberto Candeias Cavalcanti, viaja nesta segunda-feira (10) à Munique, na Alemanha, para participar do Seminário Florestas do Brasil. O encontro acontece na quarta-feira (12) no Instituto Cervantes Spanisches Kulturinstitut e tem como objetivo apresentar experiências brasileiras na área florestal.

Realizado pela Fundação Gilberto Freyre, em parceria com o Governo do Estado de Pernambuco, da Companhia Hidrelétrica do São Francisco (Chesf) e do Ministério da Ciência e Tecnologia, e com o apoio do Consulado Geral do Brasil em Munique, o evento irá reunir especialistas de âmbito nacional para apresentar experiências positivas com o meio ambiente.

Em sua quarta edição, o Seminário "Florestas do Brasil" pretende também mostrar aos países desenvolvidos o relevante papel das reservas florestais brasileiras para o equilíbrio da biosfera, além de indicar que o país tem uma legislação muito avançada no que diz respeito à preservação ambiental. Durante o seminário serão apresentados cinco painéis, com o objetivo de mostrar a potencialidade das florestas brasileiras e buscar investimentos para o setor. O seminário conta com a participação de investidores, professores, cientistas, pesquisadores e economistas.

Para apresentar a experiência mineira, o diretor-geral do IEF, Humberto Candeias Cavalcanti, abordará o manejo ambiental e urbano de Minas Gerais nos biomas Caatinga, Cerrado e Mata Atlântica, falando também sobre a prevenção e controle de incêndios florestais. Além disso, serão apresentadas as ações do Projeto Estruturador do governo de Minas Gerais "Conservação do Cerrado e Recuperação da Mata Atlântica", sob coordenação do Instituto. "A participação de Minas em um evento internacional como esse é de suma importância e demonstra o valor das experiências positivas obtidas pelo Estado na área de manejo florestal", ressalta Candeias.

Os painéis terão como tema: "Legislação Ambiental, certificados de carbono e Protocolo de Kyoto", apresentado pelo professor e especialista em aquecimento global, Warwick Manfrinato, de São Paulo; "Mata Atlântica, Cerrado, Caatinga e outros biomas - Manejo ambiental e urbano", pelo professor, engenheiro florestal e diretor-geral do IEF, Humberto Candeias; "Florestas do Brasil - Disseminação ecológica, cadeia econômica e produtiva, apresentado pelo professor e ambientalista José Pedro Costa; "Reserva da Biosfera da Mata Atlântica: Conservação e Desenvolvimento sustentável", pelo professor e presidente do Conselho Nacional da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica, Clayton Ferreira Lino; "Amazônia - Biodiversidade, impactos ambientais, sociais e econômicos, pelo secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável do Amazonas, professor Virgílio Viana; e "Brasil: sua economia e geopolítica", pelo professor e economista Josué Mussalém.

Fonte: Ascom/Sisema
10/10/2007

IEF|

Rodovia João Paulo II, 4143, Bairro Serra Verde - CEP 31630-900
Todos os direitos reservados - Aspectos legais e responsabilidades