Parceria estimula qualificação em desenvolvimento sustentável

Capacitar profissionais de diversas áreas do conhecimento para uma adequada interação da sociedade com o meio ambiente e compatibilizar interesses sociais, econômicos e políticos. Esse é, na avaliação do Secretário de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, José Carlos Carvalho, o grande desafio do Brasil e de Minas Gerais no século 21.

Nesse contexto, o Sistema Estadual do Meio Ambiente (Sisema), por meio do Instituto Estadual de Florestas (IEF), deu mais um passo de grande relevância: esta semana, no município de Manhuaçu, região da Zona da Mata, foi realizada a aula inaugural da pós-graduação de Direito e Política Ambiental da Faculdade de Direito e Ciências Sociais do Leste de Minas (FADILESTE). O curso irá unir conhecimento teórico e prático, em uma parceria entre a instituição de ensino e o IEF em prol do desenvolvimento sustentável da região.

De acordo com o supervisor regional do IEF da Zona da Mata, Fernando Reiff, a parceria visa o aprimoramento dos conhecimentos que serão adquiridos pelos alunos nas aulas teóricas. "Serão mostrados aos estudantes exemplos práticos de aplicação da legislação ambiental, principalmente aqueles ligados à gestão florestal, de recursos hídricos e recuperação de nascentes", esclareceu o supervisor. "Serão abordados em visitas de campo temas como Áreas de Preservação Permanente (APP), Autorizações para Exploração Florestal (Apef), entre outros, tudo com foco na aplicação da legislação vigente", completou.

Na região da Zona da Mata a vegetação predominante é a Mata Atlântica. A região é forte produtora de café e os principais problemas ambientais são ligados à agropecuária e ocupação do solo. Supressões de vegetação sem a devida autorização do órgão ambiental competente e uso inadequado dos recursos hídricos geram a maior parte das infrações ambientais. "Queremos que os profissionais tenham bagagem teórica e prática para lidar com as necessidades regionais com uma visão crítica voltada para a realidade sócio-ambiental brasileira", explicou o coordenador acadêmico do curso, professor Vinícius Ristori. É nesse ponto, segundo Fernando Raif, que a equipe técnica do IEF estará engajada para prestar o apoio necessário aos estudantes para esclarecimentos de dúvidas sobre a situação ambiental da região.

Estado facilitador
Na avaliação do secretário José Carlos Carvalho, além do rigor no cumprimento da legislação ambiental para punir o uso predatório, o Estado deve, principalmente, estimular a população a adotar práticas sustentáveis no uso dos recursos naturais. "Isso significa, cada vez mais, mudanças no planejamento das políticas de governo e do setor produtivo, de modo que seja realizado um esforço conjunto para atingir o desenvolvimento sustentável", observou. Lembrando que o momento atual é de reavaliação da dinâmica entre homem e meio ambiente, especialmente no que se refere aos atuais padrões de consumo, Carvalho defendeu este tipo de parceria. "O Sisema busca e estimula interações entre governo, universidade e sociedade civil organizada para que, cada vez mais, um número maior de profissionais qualificados entre no mercado", finalizou.

22/11/2007
Fonte: Ascom/Sisema