Núcleo do IEF de Carangola inaugura novas instalações

No dia 21 de novembro aconteceu a inauguração do Auditório Otávio Roberto de Carvalho e das instalações do 6º Grupo da Polícia Militar do Meio Ambiente de Carangola, partes do Núcleo Operacional de Florestas, Pesca e Biodiversidade de Carangola do Instituto Estadual de Florestas (IEF).

Inaugurado em 2003, o Núcleo do IEF de Carangola atende o Escritório Regional Zona da Mata do IEF e é conhecido como Núcleo de Conectividade Sócio-Ambiental entre o Parque Estadual do Brigadeiro e Parque Nacional do Caparão. Segundo o gerente do Núcleo, Renato Gomes, as principais demandas dessa unidade do IEF são: fomento florestal, através do Projeto de Proteção da Mata Atlântica (Promata), fiscalização e educação e turismo ambiental, atendendo uma média de 500 processos por ano.

Renato Gomes ressalta a importância da presença das instalações da Polícia Militar do Meio Ambiente no Núcleo, fortalecendo a integração dos órgãos ambientais na região. "O Núcleo de Carangola é o primeiro do IEF em Minas Gerais a receber a Polícia de Meio Ambiente em suas dependências. As instalações contam com uma infra-estrutura constituída de equipamentos informatizados, cofre, frigobar e ar condicionado", explica.

De acordo com Renato Gomes, o Auditório Otávio Roberto de Carvalho, que também será inaugurado na ocasião, tem capacidade para 100 pessoas e recebeu o nome do avô do Secretário de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, José Carlos Carvalho,  para fazer uma homenagem à família do mesmo.

Núcleos do IEF - Os Núcleos Operacionais de Florestas, Pesca e Biodiversidade do IEF são unidades administrativas localizadas no interior do Estado que oferecem apoio aos Escritórios Regionais do próprio órgão. Eles destacam-se pela descentralização, em unidades microrregionais, com poder de decisão, otimizando a operacionalização das atividades desenvolvidas no campo, melhorando a qualidade na prestação de serviços e a unificação dos procedimentos do IEF. Atualmente, existem 43 unidades em todo o Estado.

21/11/2007
Fonte: Ascom/Sisema