Semad e IEF apóiam Expedição Caminhos dos Gerais

O Sisema, por meio do IEF, apoiaram a terceira edição da Expedição Caminhos dos Gerais. O evento que teve como objetivo difundir os patrimônios cultural, ambiental e histórico da região Norte do Estado foi organizado pela Prefeitura de Montes Claros e a Fundação Cultural Genival Tourinho (FCGT). Entre os dias 15 e 18 de novembro foram percorridos 19 municípios.

Em 2005 o objetivo da expedição foi divulgar a região norte do Estado, em 2006 foi feita uma homenagem ao escritor João Guimarães Rosa e para este ano foram definidos cinco roteiros, das Formigas, Trem Baiano, Sertão Montes Claros, Grutas e Veredas e Unidades de Conservação. Além da divulgação das riquezas culturais, ambientais e históricas do Norte de Minas, outra meta era  valorizar a auto estima do sertanejo. O enfoque foi a comemoração dos 150 anos de Montes Claros.

Ambientalmente a III Expedição Caminhos dos Gerais teve como meta identificar áreas prioritárias para a conservação e proteção da região a fim de orientar políticas públicas de proteção da Biodiversidade. Estavam incluídas no roteiro visitas às Unidades de Conservação sob responsabilidade do IEF, inclusive o Parque Estadual de Lapa Grande, o maior espaço verde urbano registrado no Estado, com sete hectares.

No dia seis de dezembro próximo, haverá em Montes Claros um encontro com os quase 100 expedicionários para reunião do material produzido. Com os dados e fotos será confeccionada uma edição exclusiva da Revista Verde Grande e montados documentários de curta duração para exibição gratuita em emissoras de televisão, bibliotecas, instituições de ensino e salas de audiovisual. O material servirá também para produção de um catálogo fotográfico e organização de exposições itinerantes em outras regiões do Estado.

A gerente regional do IEF, Marli Vitorino, avaliou positivamente a expedição. "Participamos de todas as expedições e esta foi a mais focada na questão ambiental e que contou com um público bastante técnico como engenheiros e biólogos", afirma Marli que ressaltou a importância de ações em campo para despertar o interesse pelas questões ambientais.

Data: 20/11/2007
Fonte: Ascom Sisema