Ir para o menu| Ir para Conteúdo| Acessibilidade Alternar Contraste | Maior Constraste| Menor Contraste

Instituto Estadual de Florestas - IEF

Curso de Educação Ambiental em Brasilândia supera expectativas

PDFImprimirE-mail

Passeios ecológicos, palestras sobre temas ambientais e oficinas de reaproveitamento de alimentos, de artesanato, de danças circulares e tradições foram algumas das atividades que marcaram o I Curso de Educação Ambiental para Professores do Noroeste do Estado, em Brasilândia de Minas. O curso aconteceu no período de 05 a 09 de novembro e foi mais uma das ações desenvolvidas pelo Projeto Água Viva, do Instituto Estadual de Florestas (IEF).

De acordo com o coordenador e idealizador do Projeto Água Viva e analista ambiental da Diretoria de Educação e Extensão Ambiental do Instituto, Ricardo Cottini, o curso mostrou que os professores estão interessados em desenvolver técnicas de educação ambiental transversal e muitos deles, sem saber, já estão trabalhando nesse sentido. “Através do curso, os professores tiveram a oportunidade de clarear suas idéias no planejamento e atividades de educação ambiental com os seus alunos”, afirma.

Segundo Cottini, Brasilândia é uma região que carece de ações relacionadas à conservação do meio ambiente. “Neste curso tivemos a oportunidade de observar que os professores estão empenhados, junto com o Sisema, na missão do Projeto Água Viva, que é fazer a população conhecer os recursos ambientais e as formas de utilização sustentável”, observa.

Para complementar as ações do Projeto, o município também recebeu o Programa de Prevenção e Combate a Incêndios Florestais (Previncêndio), do IEF, como parte da campanha Ação Ambiental. A visita do Previncêndio teve como objetivo de conscientizar a população sobre o uso correto do fogo e a importância da prevenção e combate aos incêndios florestais.

Ação Ambiental – A campanha Ação Ambiental é um trabalho de educação e extensão ambiental desenvolvido pelo Previncêndio e pela Diretoria de Educação e Extensão Ambiental do Sistema Estadual de Meio Ambiente (Sisema). Com caráter interdisciplinar e orientado para a resolução de problemas locais, a campanha pretende visitar algumas cidades mineiras incentivando a participação comunitária na proteção e preservação da biodiversidade no estado.

A Campanha contou com atividades educativas e informativas sobre prevenção e combate a incêndios florestais, palestras e orientação ao público sobre queima controlada, além da van de educação ambiental, Libélula I. Equipada com aparelhos audiovisuais e acompanhada por tendas temáticas sobre os impactos causados pelos incêndios florestais, a Libélula pretende ajudar na conscientização das comunidades em relação ao uso do fogo e na preservação da biodiversidade, motivando os participantes a contribuir para a prevenção de queimadas.

Segundo Ricardo Cottini, a Campanha Ação Ambiental foi de extrema importância para a população da cidade. “Brasilândia  enfrenta grandes problemas com incêndios florestais e é através da educação ambiental e da troca de informações com os habitantes da região que iremos solucionar esta situação”, finaliza. 

Fonte: Assessoria de Comunicação
Sistema Estadual de Meio Ambiente - Sisema
12/11/2007
 

IEF|

Rodovia João Paulo II, 4143, Bairro Serra Verde - CEP 31630-900
Todos os direitos reservados - Aspectos legais e responsabilidades