Ir para o menu| Ir para Conteúdo| Acessibilidade Alternar Contraste | Maior Constraste| Menor Contraste

Instituto Estadual de Florestas - IEF

Sisema apóia reunião do Conselho Nacional da Reserva da Biosfera da Caatinga

PDFImprimirE-mail

Acontece, entre os dias 05 e 07 de novembro, na Pousada do Serviço Social do Comércio (Sesc), em Januária, norte de Minas, a V Reunião do Conselho Nacional da Reserva da Biosfera da Caatinga. A reunião conta com o apoio do Ministério do Meio Ambiente (MMA), da Secretaria de Biodiversidade e Florestas (SBF), da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Minas Gerais (Semad) e do Instituto Estadual de Florestas (IEF).

O Conselho Nacional da Reserva da Biosfera faz parte de um projeto da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco), que visa conceber e aperfeiçoar permanentemente um plano internacional de uso racional e conservação dos recursos naturais. Composto por 30 membros, sendo 15 representantes da esfera governamental e 15 da sociedade civil (comunidade científica, moradores, empresários e Ongs), o Conselho Nacional da Reserva da Biosfera da Caatinga tem como objetivo principal a preservação da diversidade biológica, o desenvolvimento de atividades de pesquisa, o monitoramento ambiental, a educação ambiental, o desenvolvimento sustentável e a melhoria da qualidade de vida das populações que vivem no bioma. 

A reunião em Minas Gerais é inédita e pretende divulgar e traçar ações ambientais para a preservação e o uso sustentável do bioma Caatinga. "Queremos trazer as pessoas para conhecer o bioma Caatinga em Minas Gerais e apresentar os projetos de desenvolvimento sustentável realizados no Estado", ressalta o representante de Minas Gerais no Conselho, João Paulo Sarmento. Durante o encontro será apresentado o Projeto Jaíba, desenvolvimento pelo IEF e, no dia 07, os conselheiros farão uma visita ao Projeto e ao Parque Estadual do Cajueiro, onde terão oportunidade de conhecer a realidade da vegetação da Caatinga em Minas Gerais.

Projeto Jaíba - Jaíba é a designação dada a uma porção de terras de cerca de 300 mil hectares, localizada entre a margem direita do rio São Francisco e a esquerda do rio Verde Grande, abrangendo terras dos municípios de Matias Cardoso e Jaíba. O Projeto integra a participação governamental e da iniciativa privada e seus objetivos são: assegurar o assentamento de pequenos produtores e agricultores empresariais, reestruturar e revitalizar seus processos produtivos e promover o desenvolvimento sustentável da agricultura no norte do Estado, visando consolidar o pólo agroindustrial e aumentar a participação da região nos mercados interno e externo de frutas.

O Projeto Jaíba busca ainda implantar uma agricultura moderna, capaz de gerar riquezas e prosperidade. O IEF atua na região com trabalhos de educação ambiental, com o controle e prevenção de incêndios em unidades de conservação, com a fiscalização ambiental e com a preservação de unidades de conservação na região.

Sistemas de áreas protegidas da região do Jaiba - A região norte de Minas Gerais possui um complexo de unidades de conservação administradas pelo IEF: a Reserva Biológica (REBIO) do Jaíba, localizada no município de Matias Cardoso, que ocupa uma área de 6.358 ha; o Parque Estadual (PE) Lagoa do Cajueiro, também situado no município de Matias Cardoso e a cerca de 40 km da cidade de Jaíba; o PE Mata Seca, localizado no município de Manga, com uma área aproximada de 10.143 ha, abrangendo os municípios de Itacarambi e São João das Missões; a Área de Proteção Ambiental (APA) Serra do Sabonetal, inserida nos municípios de Jaíba, Itacarambi e Pedras de Maria da Cruz, possuindo área total de 82.500 há; e a APA Lagedão, localizada em Matias Cardoso, com 12.088 ha.

Reservas da Biosfera - As Reservas da Biosfera são áreas de ecossistemas terrestres ou costeiros internacionalmente reconhecidas pelo programa "O Homem e a Biosfera" ("Man and Biosphere") desenvolvido pela Unesco desde 1972, juntamente com o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) e a União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN), além de agências internacionais de desenvolvimento de relações equilibradas entre as ações humanas e o meio ambiente. Estas reservas possuem importantes funções como conservação, desenvolvimento e apoio logístico às áreas protegidas. Atualmente, existem 411 Reservas da Biosfera em 94 países, cobrindo uma área superior a 250 milhões de hectares.

Caatinga - A Caatinga é um bioma único no mundo, ou seja, grande parte das espécies de animais e plantas dessa região não é encontrada em nenhum outro lugar do planeta. Este patrimônio biológico ainda é pouco estudado e corre grande risco de não ser identificado, devido ao avanço do desmatamento descontrolado. 

O bioma Caatinga localiza-se na região do semi-árido ocupando uma área aproximada de 1.037.517,80 km e abrangendo nove Estados do Nordeste do país (Piauí, Maranhão, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe e Bahia), além da região norte de Minas Gerais. A Caatinga abrange 60% da área do Nordeste, incluindo o norte de MG (área da SUDENE), e 13% do Brasil, com 56% da população nordestina, contando com o norte de MG, e 16% da população brasileira.


06/11/2007
Fonte: Ascom/Sisema

IEF|

Rodovia João Paulo II, 4143, Bairro Serra Verde - CEP 31630-900
Todos os direitos reservados - Aspectos legais e responsabilidades