Ir para o menu| Ir para Conteúdo| Acessibilidade Alternar Contraste | Maior Constraste| Menor Contraste

Instituto Estadual de Florestas - IEF

IEF apóia Simpósio Sul-Americano de prevenção a incêndios florestais

PDFImprimirE-mail

O IV Simpósio Sul-Americano sobre Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais reuniu em Belo Horizonte pesquisadores e profissionais das Américas do Sul e do Norte, além da Europa, para apresentar e discutir questões relacionadas ao trabalho de prevenção contra incêndios florestais.

O evento aconteceu entre os dias 29 e 31 de outubro, no auditório da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg). Realizado a cada três anos, desde 1998, o Simpósio foi organizado pela Sociedade de Investigações Florestais (SIF), vinculada ao departamento de Engenharia Florestal da Universidade Federal de Viçosa (UFV), com o apoio do Instituto Estadual de Florestas (IEF). Desde sua primeira edição, o evento proporciona a oportunidade para a divulgação de novas pesquisas, tecnologias, produtos e equipamentos empregados na prevenção e no combate aos incêndios florestais no Brasil e na América do Sul.

Cerca de 20 técnicos do IEF participaram das palestras, que abordaram temas como o efeito estufa provocado pela emissão de gases de incêndios e queimadas; políticas, administração, estratégias operacionais e pesquisas científicas para proteção contra incêndios florestais; e queima controlada. Os técnicos puderam também trocar experiências e conhecer um pouco do trabalho de proteção contra incêndios florestais realizados por países como EUA, África do Sul, Venezuela, Portugal e Chile.

Segundo a organização do Simpósio, além da oportunidade criada para troca de experiências entre os diferentes representantes de entidades públicas e privadas, o evento tem a responsabilidade de contribuir para a difusão dos conhecimentos a respeito do aquecimento global, que tem, com as ocorrências dos incêndios florestais e queimadas, um efeito marcante na modificação do clima, tendo em vista a emissão dos gases para atmosfera, provenientes da combustão da biomassa.

Experiência mineira - O diretor geral do Instituto Estadual de Florestas (IEF), Humberto Candeias Cavalcanti, apresentou a experiência de Minas Gerais na Prevenção e Combate aos incêndios florestais. Segundo ele, as principais ocorrências de incêndios em Minas são atribuídas à limpeza de terrenos para plantio e formação de pastagem, à ação de piromaníacos, queda de raios e até à prática de rituais que envolvem o uso de fogo nas proximidades de áreas de proteção ambiental.

Algumas ações como planos de prevenção aos incêndios, fiscalização preventiva, cursos de capacitação e o monitoramento por satélites dos focos de calor em todo o Estado, têm contribuído para os resultados positivos do trabalho realizado em Minas Gerais. Candeias destacou também as ações educativas que têm levado orientação e informação às comunidades nos municípios de maior ocorrência dos incêndios florestais. 

O diretor geral do IEF destacou a criação da Força-Tarefa Previncêndio, em setembro de 2005, como uma grande ferramenta no combate aos incêndios. A Força opera durante o período crítico de ocorrência de incêndios florestais que, normalmente, acontece de junho a novembro. "A Força-Tarefa Previncêndio tem sua base em Curvelo, centro geográfico do Estado, o que permite uma resposta rápida às ocorrências de incêndio", afirma.  Atualmente a Força Tarefa dispõe de três helicópteros equipados com ‘Bambi Bucket', equipamento que permite recolher água de cursos d´água, lagoas e represas próximas ao local do incêndio e jogá-la diretamente sobre as chamas, além de seis aeronaves de combate a incêndios (Air Tractor), um avião bandeirante e uma aeronave de monitoramento.

Humberto Candeias finalizou sua participação frisando que o controle dos incêndios florestais é a forma mais efetiva no Brasil de redução da emissão de CO2. Segundo ele, os esforços no emprego de novas tecnologias para o combate aos incêndios florestais devem ser uma ação contínua.

Dia de campo - No dia 31 de outubro os participantes do simpósio e autoridades locais participaram de "um dia de campo" na base operacional do Previncêndio em  Curvelo, onde foram demonstrados produtos, equipamentos e novas tecnologias. A Força-Tarefa Previncêndio fez também uma demonstração do sistema de combate aéreo com levantamento de helicópteros e aviões e mostrou como é feito o monitoramento por satélite para identificação dos focos de calor, além do satélite meteorológico GOES, que fornece imagens a cada 30  minutos.

O professor Catedrático do Departamento de Engenharia Mecânica da Faculdade de Ciência e Tecnologia da Universidade de Coimbra, em Portugal, Domingos Xavier Viegas, ficou impressionado com a organização e competência da equipe que, segundo ele, tem muita vontade de fazer o melhor para proteger a floresta, a natureza e o homem contra o problema dos incêndios florestais. "Tive a oportunidade de visitar o Parque Estadual do Rola-Moça e a Base Operacional de Curvelo e vimos que existe uma força muito capaz, operada por profissionais eficientes e que têm dado conta do trabalho", elogiou o professor.


01/11/2007
Fonte: Ascom/Sisema

IEF|

Rodovia João Paulo II, 4143, Bairro Serra Verde - CEP 31630-900
Todos os direitos reservados - Aspectos legais e responsabilidades