Ir para o menu| Ir para Conteúdo| Acessibilidade Alternar Contraste | Maior Constraste| Menor Contraste

Instituto Estadual de Florestas - IEF

Curso de Educação Ambiental reúne professores da região noroeste

PDFImprimirE-mail

Com o objetivo de capacitar os professores da região noroeste do Estado de Minas Gerais, o Sistema Estadual de Meio Ambiente (Sisema), por meio de sua Diretoria de Educação e Extensão Ambiental (Deduc), realiza, no período de 05 a 09 de novembro, o “Iº Curso de Educação Ambiental para professores”, na casa da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), em Brasilândia de Minas.

O curso é mais uma ação do Programa de Educação Ambiental na sub-bacia do rio Paracatu e tem o apoio da Prefeitura Municipal de Brasilândia de Minas, da Superintendência Regional de Ensino do Noroeste (SER-Paracatu) e da Codevasf. Segundo o analista ambiental da Deduc, Ricardo Cottini, Brasilândia de Minas foi escolhida para sediar esse primeiro curso por se localizar na região do Baixo Paracatu, a primeira área a ser mobilizada pelo Programa.

Estão previstas na programação do evento atividades e projetos interdisciplinares em educação ambiental, oficinas de artesanato, de aproveitamento de alimentos e de tradições populares, dinâmicas e palestras sobre temas relacionados ao meio ambiente e sociedade, envolvendo a bacia do rio Paracatu, a pesca em Minas Gerais e o bioma Cerrado. “O curso pretende aprimorar os conhecimentos dos professores da região para que eles trabalhem a educação ambiental com seus alunos com temas direcionados à conservação do rio Paracatu, que é uma fonte importante da economia local, através da pesca e da agricultura”, afirma Cottini.

De acordo com o analista ambiental, o Programa de Educação Ambiental na sub-bacia do rio Paracatu deve trabalhar em parceria com os professores da região. “O processo de educação ambiental deve se iniciar pela escola, uma vez que a mesma é uma das instituições que mais influenciam na formação da personalidade do cidadão e isso irá refletir em atitudes e posturas corretas para a preservação do meio ambiente”, finaliza.

Programa - Implementado desde janeiro de 2007, o Programa de Educação Ambiental na sub-bacia do rio Paracatu é uma das ações do Projeto Estruturador nº 23 - Conservação e Revitalização da Bacia do Rio São Francisco e terá duração até dezembro de 2010, abrangendo os municípios de Brasilândia de Minas, Buritizeiro, Cabeceira Grande, Dom Bosco, Guarda-Mor, João Pinheiro, Lagamar, Lagoa Grande, Natalândia, Paracatu, Presidente Olegário, Santa Fé, Unaí e Vazante.

O Programa é constituído por quatro Projetos, sendo que cada um está sob responsabilidade de um órgão que compõe o Sisema: Água Viva, coordenado pelo Instituto Estadual de Florestas (IEF), Desafios aos Desperdícios, dirigido pela Fundação Estadual do Meio Ambiente (Feam), Águas do Rio Paracatu, sob responsabilidade do Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam) e Polícia Comunitária com foco no policiamento de meio ambiente, coordenado pela Diretoria de Meio Ambiente e Trânsito da Polícia Militar de Minas Gerais.

Entre as metas do Programa destacam-se ações de conscientização ambiental junto a pescadores e usuários de água da bacia; capacitação de professores, apoio às comunidades para o planejamento de ações de educação ambiental visando a redução do desperdício de recursos materiais e energéticos no princípio dos 3R’s – Redução, Reutilização e Reciclagem, além da instituição do policiamento comunitário e do apoio à consolidação do Comitê da Bacia Hidrográfica do rio Paracatu. Cerca de R$ 400 mil estão previstos pelo governo do Estado para a realização do Programa. 

IEF|

Rodovia João Paulo II, 4143, Bairro Serra Verde - CEP 31630-900
Todos os direitos reservados - Aspectos legais e responsabilidades