Ir para o menu| Ir para Conteúdo| Acessibilidade Alternar Contraste | Maior Constraste| Menor Contraste

Instituto Estadual de Florestas - IEF

Fórum de Educação Ambiental mobiliza municípios da Sub-bacia do rio Paracatu

PDFImprimirE-mail

O Sistema Estadual de Meio Ambiente (Sisema), por meio de sua Diretoria de Educação e Extensão Ambiental, realizou no último dia 25 de outubro, no município de Paracatu, o Fórum "Educação Ambiental para a Sustentabilidade da Sub-bacia do rio Paracatu". O evento contou com a participação de mais de 300 pessoas, entre autoridades da região, servidores do Sisema e usuários de recursos hídricos dos 14 municípios envolvidos pelo Programa.

Contemplado no Projeto Estruturador do governo de Minas, "Conservação e Revitalização do rio São Francisco", o Programa tem como objetivo proporcionar condições favoráveis para que a sociedade da sub-bacia do rio Paracatu possa responder de forma participativa na gestão dos recursos hídricos, com as perspectivas da sustentabilidade,  inclusão e justiça social. Além disso, o projeto visa a mudança de comportamento dos usuários, por meio de atividades de educação ambiental que promovam a sensibilização, mobilização e participação popular. Cerca de R$ 400 mil estão previstos pelo governo do Estado para a realização do Projeto de Educação Ambiental na sub-bacia do rio Paracatu.

Na abertura do Fórum, o Superintendente de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável do Noroeste, José Eduardo Vargas, que na ocasião representou o Secretário de Estado e Desenvolvimento Sustentável, José Carlos Carvalho, falou da importância da realização do Fórum e da discussão das propostas de trabalho a serem executadas na região. "O objetivo desse Fórum é a busca de uma sociedade sustentável voltada para a melhoria da qualidade de vida e do ambiente, em equilíbrio com a justiça social e o uso sustentável dos recursos ambientais na região do rio Paracatu", ressaltou Vargas.

Nesse primeiro Fórum foi apresentado o projeto ‘Água Viva', coordenado e idealizado pelo analista ambiental Ricardo Cottini. O ‘Água Viva' tem como prioridade a atividade de pesca e conservação dos recursos hídricos e prevê o desenvolvimento de ações de educação ambiental junto a pescadores e usuários dos cursos d´água da sub-bacia do rio Paracatu, focando a conscientização integrada entre a atividade da pesca e os demais usos da água.

Segundo Cottini a participação da sociedade é muito importante na definição das prioridades e ações. De acordo com ele, os problemas enfrentados na sub-bacia, tais como a má utilização da terra pela agropecuária, o desmatamento generalizado, o assoreamento do rio Paracatu, as marcas deixadas pela mineração e o lançamento de esgoto doméstico no rio, são um alerta para que medidas de organização sejam tomadas para reverter a atual situação. "Esse Fórum foi um momento de discussão e levantamento de necessidades, interesses e problemas que irão nortear as ações para a realização do Programa de Educação Ambiental na Sub-Bacia do rio Paracatu", frisou.

Durante o evento, os usuários dos municípios de Brasilândia de Minas, Buritizeiro, Cabeceira grande, Dom Bosco, Guarda-Mor, João Pinheiro, Lagamar, Lagoa Grande, Natalândia, Paracatu, Presidente Olegário, Santa fé, Unaí e Vazante, participaram de uma oficina de moderação, onde foram levantados os principais problemas e sugestões de ações de Educação Ambiental. "A partir de agora, as ações vão começar a ser executadas mediante as necessidades, os interesses e os problemas levantados pela sociedade local, em comum acordo com o Projeto proposto pela Diretoria de Educação e Extensão Ambiental", finalizou Ricardo Cottini.


29/10/2007
Fonte: Ascom/Sisema

IEF|

Rodovia João Paulo II, 4143, Bairro Serra Verde - CEP 31630-900
Todos os direitos reservados - Aspectos legais e responsabilidades