Ir para o menu| Ir para Conteúdo| Acessibilidade Alternar Contraste | Maior Constraste| Menor Contraste

Instituto Estadual de Florestas - IEF

IEF realiza passeio ecológico

PDFImprimirE-mail

Cerca de 80 ciclistas e caminhantes participaram, no dia 29 de setembro, do passeio ecológico em comemoração ao 13° aniversário do Parque Estadual Serra do Rola-Moça. A unidade de conservação, administrada pelo Instituto Estadual de Florestas (IEF), é o terceiro maior parque em área urbana do país e abriga alguns dos mananciais que abastecem a capital. A atividade encerrou os festejos da Semana Florestal 2007 e foi uma forma de sensibilizar os participantes sobre a necessidade de conservação do Parque.

Os dois grupos partiram da sede do Parque no Barreiro. Os ciclistas percorreram 14,4 quilômetros até o manancial do Mutuca. A caminhada teve um total de sete quilômetros, indo até o manancial localizado no Barreiro. Durante o percurso, os participantes puderam observar os mecanismos de captação de água e os cuidados para a conservação da vegetação de seu entorno.

“A atividade é uma maneira de prestar solidariedade ao esforço feito para proteger a unidade de conservação, que vem sofrendo muito com o fogo no período seco, e conhecer a importância de se preservar uma nascente”, explica a analista ambiental da Gerência de Gestão de Áreas Protegidas do IEF, Cristiane Fróes. Ela observa que o passeio buscou envolver turistas e funcionários do Sistema Estadual de Meio Ambiente (Sisema) e da Companhia de Saneamento Básico de Minas Gerais (Copasa), responsáveis pela administração do Parque.

O turismólogo do IEF, Benito Drummond, observa que o convite feito aos ciclistas foi uma forma de sensibilizá-los sobre a importância de observar as normas internas do Parque. “A unidade recebe a visita de muitos ciclistas que, muitas vezes por falta de informação, acabam percorrendo áreas não permitidas”, explica.

Na palestra que abriu a atividade, o gerente do Rola Moça, Paulo Emilio Guimarães afirmou que o Parque tem interesse em ter como parceiros os ciclistas nos esforços para a conservação da unidade. O coordenador de Educação Ambiental do Parque, Alan Pessoa Daniel, destacou a importância da conservação dos mananciais protegidos pela unidade. “O Parque enfrenta diariamente uma batalha contra pressões urbanas, como o lixo e fogo”, afirma.

Antes do passeio, o ciclista Ícaro Brito, do grupo Mountain Bike BH, apresentou os equipamentos de segurança e itens indispensáveis para o ciclista levar durante a trilha. Ele também demonstrou os procedimentos para desenvolver o esporte no interior de uma unidade de conservação com o mínimo de impacto.

A atividade teve ainda o apoio do Corpo de Bombeiros Militar, que disponibilizou uma ambulância para acompanhamento dos trabalhos.

 

auditoriioiniciociclistasantes1iniciocaminhantesinicio

 

 

 

ciclistasestradainiciocachoeirainicioparqueinicio

IEF|

Rodovia João Paulo II, 4143, Bairro Serra Verde - CEP 31630-900
Todos os direitos reservados - Aspectos legais e responsabilidades