IEF realiza audiência pública sobre a criação do Parque Estadual Serra Verde

O Governo de Minas Gerais, por meio do Instituto Estadual de Florestas (IEF), irá realizar no dia 08 de outubro uma audiência pública para apresentar à população a proposta de criação do Parque Estadual Serra Verde, na região metropolitana de Belo Horizonte. A reunião está marcada para as 19h00, na Igreja Santa Edwiges (rua Rodrigues Fernandes dos Santos, 171, bairro Serra Verde, Belo Horizonte/MG).

Na audiência, os representantes das comunidades, instituições públicas e privadas de todo o Estado poderão conhecer os projetos para a área que corresponde ao antigo hipódromo Serra Verde, onde será construído o Centro Administrativo do Governo do Estado de Minas Gerais (CAMG), na região norte de Belo Horizonte.

Localizada em uma região de transição entre os biomas Cerrado e Mata Atlântica, a área abrange cerca de 105 hectares. A implantação da unidade de conservação permitirá a ampliação da área protegida, que se encontra sob forte pressão de ocupação. No local, existem diversos fragmentos isolados de vegetação nativa que, devidamente protegidos, terão uma rápida regeneração do ecossistema local. Parte da área inclui o Parque Municipal Serra Verde, criado em 2002 pelo Decreto Municipal n° 7.514, para proteção das nascentes ali existentes.

O Parque faz parte do Sistema de Áreas Protegidas elaborado para a região norte, como cumprimento da condicionante ambiental da Licença Prévia do Anel Viário de Contorno Norte da RMBH. Pelo projeto, até 2010 serão identificadas áreas para criação de unidades de conservação, de áreas de reserva legal e de preservação permanente. A criação do Parque da Serra Verde prevê investimentos de R$ 5 milhões a serem aplicados até dezembro de 2009. O plano prevê, ainda, medidas para a proteção do complexo paleontológico, arqueológico e espeleológico da região, que inclui o Parque Estadual do Sumidouro, em Lagoa Santa.

As informações e documentos técnicos sobre a áreas estão disponíveis para consulta no site, na sede do IEF (rua Espírito Santo, 495, sala 811, Centro, Belo Horizonte/MG); e na Coordenação de Meio Ambiente e Comunicação para a Implantação do Centro Administrativo Estadual (rua Bernardo Guimarães, 2731, 3º andar, bairro Santo Agostinho, Belo Horizonte). Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (31) 3219.5485. As manifestações sobre a criação da unidade podem ser enviadas para o e-mail Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. .

26/09/2007
Fonte: Ascom/Sisema