Ir para o menu| Ir para Conteúdo| Acessibilidade Alternar Contraste | Maior Constraste| Menor Contraste

Instituto Estadual de Florestas - IEF

Sisema comemora Semana Florestal

PDFImprimirE-mail

Para marcar as comemorações da Semana Florestal, o Sistema Estadual de Meio Ambiente (Sisema) realizou nesta quinta-feira, 20, em sua sede, a abertura da Exposição Fotográfica da Sociedade Ornitológica Mineira (SOM) e a entrega dos Diplomas de Mérito Florestal 2007. A Semana Florestal é um momento especial na agenda dos cidadãos mineiros, no qual autoridades setoriais, ao lado de líderes ambientalistas, prestam justa homenagem a todos os que, ao longo dos anos, colocam a sua inteligência e saber a serviço da causa conservacionista no Estado.

Na solenidade de abertura, o diretor-geral do Instituto Estadual de Florestas (IEF), Humberto Candeias Cavalcanti, lembrou do Dia da Árvore, comemorado no dia 21 de setembro. “O homem precisa entender a importância da árvore em sua vida, pois ela é essencial para a sua sobrevivência”, afirmou. Encerrando seu pronunciamento, o diretor do IEF parabenizou os agraciados com o Diploma de Mérito Florestal. “É com grande satisfação que homenageamos essas pessoas e instituições que trabalham na proteção e desenvolvimento florestal em Minas”, concluiu.

O Secretário de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, José Carlos Carvalho, ressaltou a importância de cada cidadão se engajar na conservação do meio ambiente. “Os recursos naturais não são inesgotáveis e a população precisa estar comprometida com a sua preservação”, disse.

Diploma - Instituído pelo Decreto nº 39.198 de 1.997, o Diploma de Mérito Florestal é entregue anualmente a pessoas físicas ou jurídicas em reconhecimento a trabalhos relevantes prestados ao setor florestal de Minas Gerais. Na categoria de produtor rural, o agraciado deste ano foi o ex-ministro da Agricultura, Alysson Paulinelli; na área acadêmica, o professor da Universidade Federal de Viçosa (UFV), Lino Roberto Ferreira; na categoria técnica, a supervisora Regional do IEF, Josefina Ivonete Fagundes Melo e, representando o setor empresarial, o Gerente de Relações Institucionais do Grupo Plantar, Antônio Tarcizo de Andrade e Silva.

O processo de seleção é feito por uma comissão composta por nove representantes do Instituto Estadual de Florestas (IEF), Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Sociedade Mineira dos Engenheiros Florestais (SMEF), Universidade Federal de Viçosa (UFV), Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Universidade Federal de Lavras (UFLA), Associação Mineira de Silvicultura (MAS) e Federação da Agricultura do Estado de Minas Gerais (FAEMG).

IEF|

Rodovia João Paulo II, 4143, Bairro Serra Verde - CEP 31630-900
Todos os direitos reservados - Aspectos legais e responsabilidades