Ir para o menu| Ir para Conteúdo| Acessibilidade Alternar Contraste | Maior Constraste| Menor Contraste

Instituto Estadual de Florestas - IEF

Equipes controlam incêndio do Parque Estadual da Serra do Rola-Moça

PDFImprimirE-mail

As equipes da Força-Tarefa Previncêndio, coordenada pelo Instituto Estadual de Florestas (IEF), debelaram na manhã desta terça (11/09) o incêndio que atingia o Parque Estadual da Serra do Rola-Moça. O fogo teve início no Morro das Três Pedras próximo ao Mirante dos Planetas desde as 12 horas de segunda. Técnicos permanecem em vigilância no local para evitar novos focos.

Cerca de 60 brigadistas do Parque e da MBR e membros do Corpo de Bombeiros atuaram no combate ao fogo, que durou mais de 20 horas. Três aviões de lançamento de água Air-Tractor do IEF e um helicóptero da Polícia Civil apoiaram o trabalho. Segundo o gerente do Parque, Paulo Emílio Guimarães, os ventos fortes - que chegaram a 20 km/h - e a vegetação densa dificultaram o trabalho de combate ao fogo. Ainda não existe estimativa do tamanho da área atingida.

O Parque Estadual Serra do Rola-Moça está localizado nos municípios de Belo Horizonte, Nova Lima, Brumadinho e Ibirité e é o terceiro maior parque em área urbana do Brasil, com 3.941,09 hectares. De janeiro até agosto, foram registradas sete ocorrências no interior do Parque com cerca de 309 hectares atingidos.

Outros incêndios

Na tarde de segunda (10/09), foi controlado um incêndio que atingia o Parque Estadual da Serra da Boa Esperança, desde as 17h30min do dia 07. A unidade de conservação está localizada no Sul do Estado, no município de Boa Esperança. Um helicóptero e duas aeronaves de lançamento de água apoiaram o trabalho das 25 pessoas do IEF, Corpo de Bombeiros e brigadistas voluntários da região que combateram o fogo.

No final da tarde de domingo (09/09), foi extinto um incêndio no Parque Estadual da Serra do Cabral, no município de Buenópolis. O fogo foi identificado às 9h30min e debelado às 18 horas do mesmo dia por uma equipe de dez pessoas do IEF com apoio de dois aviões de lançamento de água Air Tractor da Força-Tarefa Previncêndio e atingiu áreas de campos rupestres e mata nativa. Ainda não há estimativa do tamanho da área atingida.

Até agosto de 2007, cerca de 1.358 hectares foram atingidos pelo fogo em unidades de conservação estaduais. Foram registrados 5.291 focos de calor em todo o Estado entre janeiro e o início de setembro.


11/09/2007
Fonte: Ascom / Sisema

IEF|

Rodovia João Paulo II, 4143, Bairro Serra Verde - CEP 31630-900
Todos os direitos reservados - Aspectos legais e responsabilidades