Agência em Cláudio facilitará atendimento local

Com o objetivo de captar as demandas ambientais locais, estreitando os contatos com os produtores rurais e agilizando a prestação de serviços, o IEF, em parceria com a Prefeitura Municipal de Cláudio, inaugurou nesta quinta-feira (30) a Agência de Atendimento em Florestas, Pesca e Biodiversidade (Aflobio) de Cláudio, Minas Gerais.

Na solenidade de inauguração, o diretor-geral do IEF, Humberto Candeias Cavalcanti entregou ao supervisor do Escritório Regional Centro-Oeste do IEF, Rogério Cardoso de Miranda, a chave do carro do IEF, que ficará à disposição da Aflobio, para a realização das demandas relativas ao meio ambiente na área florestal, como vistorias de campo, Autorização Para Exploração Florestal (APEF), supressão de vegetação, declaração de corte, intervenção em Áreas de Preservação Permanente e perícias, entre outras.

De acordo com Humberto Candeias, nos últimos quatro anos, Minas Gerais conseguiu muitos avanços em relação à questão ambiental. "No ano passado, o IEF realizou concurso público, contratando cerca de 250 técnicos ambientais, o que tornou possível a ampliação das unidades interiorizadas. Com a descentralização do trabalho, a Instituição ficou mais à frente dos problemas locais e pôde concentrar esforços para solucioná-los. Além disso, ficou mais fácil para o produtor rural resolver as suas demandas ambientais por causa da proximidade física", afirma.

O diretor-geral também lembra que a integração dos órgãos ambientais - IEF, Igam, Feam e Semad - formando o Sistema Estadual de Meio Ambiente (Sisema) é uma ação pioneira no Estado e visa tornar os processos ambientais mais ágeis e eficientes, demonstrando que a questão ambiental é prioridade no Governo de Minas. "Atuando de forma integrada e descentralizada, o IEF fica cada vez mais próximo de alcançar as metas estabelecidas para a gestão ambiental no Estado, propiciando ganhos na qualidade de vida do cidadão", observa.

A Aflobio do município de Cláudio irá funcionar no prédio da Prefeitura e sua infra-estrutura conta com equipamentos informatizados, atendendo também ao Núcleo de Florestas, Pesca e Biodiversidade da cidade de Oliveira. Anualmente, mais de 100 processos relativos ao meio ambiente na área florestal são atendidos em Cláudio. A Aflobio inaugurada também é estratégica porque a cidade se situa próxima à Estação Ecológica Mata do Cedro, unidade de conservação sob responsabilidade do IEF.

31/08/2007
Fonte: Ascom/Sisema