Ir para o menu| Ir para Conteúdo| Acessibilidade Alternar Contraste | Maior Constraste| Menor Contraste

Instituto Estadual de Florestas - IEF

Tempo seco deixa Estado em alerta

PDFImprimirE-mail

A alta temperatura, a baixa umidade relativa do ar e a falta de chuva são os principais fatores para o aumento dos focos de incêndios em Minas Gerais nos últimos dias. Dados de satélite, monitorados pelo IEF já registraram, de janeiro a agosto de 2007, 3.862 focos de calor em Minas Gerais. Somente este mês, já foram registrados 2.034 focos de calor em todo o Estado. 

Segundo informações do Sistema de Meteorologia e Recursos Hídricos (Simge), do Instituto Mineiro de Gestão das águas (Igam), a massa de ar seco posicionada sob o Estado de Minas Gerais há mais de uma semana foi a principal causa dos baixos valores de umidade relativa do ar observados na última segunda-feira (27), que registrou umidade de 17%, com temperatura média de 30 graus. Ainda segundo o Simge, a falta de chuva no mês de agosto pode ter contribuído para o aumento dos focos de calor.

Desde as 11 horas desta terça-feira (28), um incêndio atinge a Floresta Estadual de Uaimií, no município de Ouro Preto. O fogo atinge a Serra Geral, no interior da unidade de conservação. 35 pessoas participam do combate ao fogo com o apoio de dois helicópteros e quatro aviões de lançamento de água (Air Tractor) da Força-Tarefa Previncêndio. Os trabalhos foram suspensos no início da noite e serão retomados ao amanhecer.

Na manhã desta terça-feira foi extinto outro incêndio que atingia o entorno do Parque Estadual do Ibitipoca desde o último domingo (26). Cerca de 30 pessoas combateram o fogo, apoiadas por duas aeronaves de lançamento de água (Air Tractor) da Força-Tarefa Previncêndio. Ainda não há estimativa da área atingida. Também foi extinto hoje o incêndio no Parque Estadual da Serra do Brigadeiro, no município de Miradouro, na Zona da Mata. O fogo foi identificado na noite de segunda e debelado por brigadistas e funcionários do próprio Parque.

Na manhã dessa segunda (27), foi também debelado o incêndio que atingiu a Área de Proteção Ambiental Cachoeira das Andorinhas, em Ouro Preto. O incêndio foi identificado às 11 horas de domingo e dez brigadistas e guarda-parques realizaram o combate com o apoio de um helicóptero da Força-Tarefa Previncêndio.

No domingo (26), foram combatidos incêndios em outras duas unidades de conservação do Estado. Em Conceição do Mato Dentro, no Parque Estadual da Serra do Intendente, o fogo atingiu a unidade de conservação por cerca de oito horas. Dez brigadistas e funcionários do IEF participaram do combate com o apoio de um helicóptero e três aeronaves de lançamento de água (Air Tractor). Em Santo Antônio do Itambé, o Parque Estadual do Pico do Itambé foi atingido pelo fogo, que foi identificado às 13 horas e extinto três horas mais tarde. Três aviões Air Tractor e um helicóptero da Força-Tarefa Previncêndio apoiaram o trabalho de dez brigadistas e de funcionários do IEF, que combateram o incêndio por terra.

Incêndios criminosos

Segundo o Sistema de Meteorologia e Recursos Hídricos do Igam, as características peculiares de cada região podem favorecer o desenvolvimento de focos de calor e possíveis queimadas. "Atitudes criminosas também devem ser levadas em consideração e, neste caso, as características do tempo somente favorecem tais ações", ressalta o técnico do Simge, Dayan Diniz. Segundo ele, nem todo incêndio observado é causado por condições naturais. "O importante é detectar os lugares mais suscetíveis às queimadas e as possíveis causas criminosas", afirma.

Parques nacionais

Na última semana a Força-Tarefa Previncêndio também ajudou a combater dois incêndios em Parques Nacionais. Um incêndio na Parque Nacional da Serra do Cipó, também mobilizou a equipe de combate do IEF na terça-feira (21), que enviou 15 brigadistas, cinco aviões e um helicóptero. O Parque Nacional do Itatiaia, na região Sul do Rio de Janeiro, também contou com a ajuda de dois aviões no dia 21, disponibilizados pela Força-Tarefa Previncêndio de Minas Gerais.

28/08/2007
Fonte: Ascom/Sisema

IEF|

Rodovia João Paulo II, 4143, Bairro Serra Verde - CEP 31630-900
Todos os direitos reservados - Aspectos legais e responsabilidades