Parceria entre IEF e UNB cria Centro de Referência no Noroeste de Minas

O IEF e a Fundação Universidade de Brasília (FUB), da Universidade de Brasília (UNB), assinaram, no último mês de julho, Termo de Cooperação Técnica criando o Centro de Referência em Recuperação de Áreas Degradadas (CR-ad), em funcionamento no Centro de Treinamento e Educação Ambiental (CTEA), em Paracatu, Minas Gerais.

O Termo de Cooperação Técnica visa ao intercambio acadêmico e cientifico entre o IEF e a FUB e tem o objetivo de conjugar esforços, mediante utilização de instalações, tecnologias, recursos humanos e materiais, para a implementação conjunta de programas, projetos e atividades de pesquisa e extensão voltados para o funcionamento do CR-ad em Minas Gerais e Distrito Federal, no âmbito do Programa de Revitalização da Bacia Hidrográfica do rio São Francisco.

De acordo com o Termo de Cooperação, o espaço físico foi cedido pelo IEF, que também apóia as atividades do Centro de Referência, através dos Núcleos Operacionais de Florestas, Pesca e Biodiversidade da região. O Instituto fomenta, ainda, a recuperação de áreas de preservação permanente (APPs) e reservas legais com espécies nativas, estimulando a implantação de sistemas agro-florestais. Já a Fundação Universidade de Brasília é responsável por equipar o CR-ad, dotando-o de infra-estrutura mínima para coleta e conservação de sementes, além da produção de mudas de espécies nativas. A FUB também irá montar um banco de dados sobre a recuperação de áreas degradadas do bioma Cerrado e realizar exposições e palestras sobre recuperação florestal.

Segundo o supervisor do Escritório Regional Noroeste do IEF, Afonso Boaventura, a iniciativa visa reforçar a parceria entre Minas Gerais e Distrito Federal, no intuito de desenvolver tecnologias voltadas para a recuperação de áreas de preservação e reservas, na área da bacia do rio São Francisco. “Os equipamentos disponibilizados pela FUB já estão sendo instalados no Centro de Referência e um treinamento para o repasse de técnicas de produção de mudas para os diversos segmentos da sociedade, com ênfase no produtor rural, será realizado no final de setembro”, diz o supervisor.

De acordo com o Diretor de Desenvolvimento e Conservação Florestal, Luiz Carlos Cardoso Vale, o Centro de Referência em Recuperação de Áreas Degradadas pretende criar e transferir tecnologia para os proprietários rurais. Além disso, o Centro também visa atender ao Projeto Estruturador do Governo de Minas, "Conservação do Cerrado e Recuperação da Mata Atlântica", que prevê o plantio e recuperação de 120 mil hectares de mudas de espécies nativas até 2011. "A recomposição e o aumento da cobertura vegetal nativa do Estado é uma meta que precisa ser alcançada e o IEF tem contribuído para que isso aconteça através de incentivos, programas e projetos”, finaliza o diretor.

24/08/2007
Fonte: Ascom/Sisema