Festival de Papagaios no Parque Estadual do Itacolomi

Já estão abertas as inscrições para o Festival de Papagaios 2007, que acontece no dia 1º de setembro (sábado), a partir das 9 horas, no Parque Estadual do Itacolomi, em Ouro Preto. O evento é realizado pela Cemig e conta com o apoio do Instituto Estadual de Florestas (IEF), da Fundação Educativa Ouro Preto (FEOP) e da Prefeitura Municipal. A inscrição é gratuita e pode ser feita até o dia 29 de agosto na Cemig (rua Professor Paulo Magalhães, nº 114 - Bauxita, Ouro Preto), de 9h00 às 17h00.

Os papagaios serão avaliados nas categorias Beleza e Originalidade, para os participantes acima de sete anos e haverá também uma categoria especial, para maiores de 15 anos, que irá premiar as pipas mais elaboradas. Uma oficina de confecção de papagaios também está agendada para crianças de até 6 anos.

Conscientização

O objetivo do Festival é conscientizar a população sobre os acidentes e prejuízos provocados pela soltura de papagaios próxima à rede elétrica. Realizado em uma unidade de conservação estadual, o evento irá também promover ações de educação ambiental, estimulando o convívio harmônico entre o homem e a biodiversidade.

Itacolomi

Localizado nos municípios de Mariana e Ouro Preto, o Parque Estadual do Itacolomi é conhecido por abrigar o Pico do Itacolomi (1.772 m de altitude), famoso por servir de ponto de referência aos antigos viajantes da Estrada Real. Da língua Tupi, a palavra Itacolomi significa "pedra menina".

Administrada pelo IEF, a unidade de conservação possui área de 7.543 hectares de matas onde predominam as quaresmeiras e candeias, além de possuir diversas nascentes que deságuam, em sua maioria, no rio Gualaxo do Sul, afluente do rio Doce.

Podem ser encontradas no parque diversas espécies da fauna brasileira ameaçada de extinção, como o lobo-guará, a ave-pavó, a onça-parda e o andorinhão-de-coleira.

Mais informações:
Cemig: