Ir para o menu| Ir para Conteúdo| Acessibilidade Alternar Contraste | Maior Constraste| Menor Contraste

Instituto Estadual de Florestas - IEF

IEF capacita grupos para combate a incêndios florestais

PDFImprimirE-mail

Como forma de reduzir os prejuízos ambientais e econômicos causados pelos incêndios e garantir a preservação da biodiversidade, o Instituto Estadual de Florestas (IEF), através do Programa Previncêndio, incentiva, apóia e capacita voluntários para a formação de brigadas, preparando-os para atuar como aliados na prevenção e combate aos incêndios florestais.

Cerca de 24 escoteiros de vários grupos de Belo Horizonte e funcionários do Hospital da Baleia participaram, nos dias 18 e 19 de agosto, de um treinamento no Parque Estadual Serra do Rola-Moça. No próximo sábado (25), o curso será finalizado com uma atividade prática. Além dos técnicos do Programa Previncêndio, o treinamento conta também com o apoio do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais e da Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa).

Realizado em três dias, totalizando 24 horas de treinamento teórico e prático, os participantes aprendem o que é o fogo, seus mecanismos de propagação e as principais causas e tipos de incêndios florestais. No último dia de treinamento, o grupo faz uma simulação, na prática, de um incêndio florestal e aprende as estratégias de combate, segurança nas operações e no embarque e desembarque nos helicópteros.  Além disso, os participantes também conhecem os materiais e equipamentos fundamentais para o trabalho realizado pelos brigadistas.

Segundo o diretor regional dos escoteiros em Belo Horizonte, Diego Luiz Nunes, esse treinamento está sendo muito importante, pois os escoteiros realizam muitas atividades nas matas e precisam ter conhecimento de como agir em situações de incêndios e de como prestar os “primeiros socorros” antes que o apoio profissional chegue. “Os participantes estão muito motivados. Todos estão impressionados com a qualidade do curso”, frisou Nunes.

O movimento de escoteiros

Neste ano os escoteiros completam 100 anos de existência e várias atividades estão sendo planejadas e executadas no mundo para comemorar o centenário.

Fundado em 1907 por Baden Powell, o movimento é baseado no método escoteiro e visa proporcionar às crianças e jovens um ambiente harmonioso que promova seu próprio desenvolvimento por meio de práticas ao ar livre como acampamentos, caminhadas e jogos. A prática possibilita também que as crianças aprendam a viver em grupos, exercitando a liderança e a liberdade de criação, seja manual, intelectual ou espiritual.

IEF|

Rodovia João Paulo II, 4143, Bairro Serra Verde - CEP 31630-900
Todos os direitos reservados - Aspectos legais e responsabilidades