Ir para o menu| Ir para Conteúdo| Acessibilidade Alternar Contraste | Maior Constraste| Menor Contraste

Instituto Estadual de Florestas - IEF

Focos de incêndio em vários pontos do estado mobilizam Força Tarefa

PDFImprimirE-mail

Um incêndio de grandes proporções na Serra do Cipó, a cerca de 100 quilômetros de Belo Horizonte, mobilizou toda a Força-Tarefa Previncêndio nessa terça-feira (21/08). O fogo começou por volta das 14h30 de segunda-feira (20/08), mas a Força-Tarefa, coordenada pelo Instituto Estadual de Florestas (IEF), somente foi acionada 12 horas após o início dos focos. Outros focos de incêndio foram localizados ao longo do dia e se encontram em unidades de conservação sob a responsabilidade do IEF.

Segundo a coordenadora da Força Tarefa, Cláudia Melo, devido à gravidade da situação na Serra do Cipó, toda a equipe de combate a incêndios florestais do IEF foi mobilizada para ajudar a combater o fogo. Ela informou que por volta das 11 horas da manhã de hoje, devido ao vento, havia cerca de 70 focos na Serra.

A Serra do Cipó é uma área de preservação federal, de responsabilidade do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). Devido à grande proporção do incêndio, o IEF foi mobilizado para ajudar a combater o fogo. Segundo informações da coordenadora, cinco aeronaves de combate a incêndios (Air Tractor) e um helicóptero ajudaram no combate, além dos brigadistas.

O chefe substituto do Parque Nacional da Serra do Cipó, Edward Elias Júnior, informou que o fogo teve início fora do parque, a cerca de 4 quilômetros do limite norte da unidade de conservação. Durante toda a tarde as equipes se concentraram em seis maiores focos de incêndio. Um deles se encontra na região conhecida como Alto Palácio, próximo ao município de Conceição do Mato Dentro. Outros dois focos estão no Vale do Bocaina, divisa entre os municípios de Jaboticatubas, Santana do Riacho, Morro do Pilar e Itambé do Mato Dentro.

Elias Júnior informou que o fogo já consumiu cerca de 2 mil hectares, o que equivale a quase 10% da área do parque, em região de ocorrência  de campos de altitude e mata seca sobre calcário.

120 pessoas, entre brigadistas, voluntários, Corpo de Bombeiros e Polícia Ambiental trabalharam no combate aos focos na Serra do Cipó. A dificuldade de acesso, a baixa umidade e os fortes ventos intensificaram o fogo e dificultam o combate.

Parques Estaduais

No início da tarde desta terça-feira, outro foco de incêndio teve início na Serra do Rola Moça, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. 35 brigadistas atuaram no combate ao incêndio e permaneciam no local, próximo ao manancial Catarina, até o início da noite. O fogo ocorre na proximidade do distrito de Casa Branca, município de Brumadinho.

Ainda nesta terça-feira, outros focos de incêndio surgiram no estado e vão mobilizar as aeronaves da Força Tarefa. Foram identificados incêndios nos Parques Estaduais Serra Nova, no município de Rio Pardo de Minas, e Serra do Cabral, nos municípios de Buenópolis e Joaquim Felício.

22/08/2007
Fonte: Ascom/ Sisema

IEF|

Rodovia João Paulo II, 4143, Bairro Serra Verde - CEP 31630-900
Todos os direitos reservados - Aspectos legais e responsabilidades