Ir para o menu| Ir para Conteúdo| Acessibilidade Alternar Contraste | Maior Constraste| Menor Contraste

Instituto Estadual de Florestas - IEF

Cidadão passa a contar com serviço mais prático e eficiente para a emissão de carteiras de pesca amadora

PDFImprimirE-mail

 

mgpescainterno

A carteira de pesca amadora vigente é obrigatória para o exercício da pesca

 

O Instituto Estadual de Florestas (IEF), por meio da Diretoria de Proteção à Fauna, passou a disponibilizar, desde a última quinta-feira (11), uma nova facilidade para o cidadão que pretende emitir a carteira de pesca amadora. O MG Pesca é um serviço disponível no Portal de Serviços do Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, o EcoSistemas, e substitui o atual cadastro de pesca amadora, o CADPesca.

 

“A emissão da Carteira de Pesca Amadora já era um processo realizado totalmente online, e agora passa a ser realizado de forma mais eficiente no Portal Ecossistemas”, afirma o analista ambiental da Gerência de Conservação de Fauna Aquática e Pesca do IEF, Roberto Coelho Diniz Lopes de Sousa. O serviço pode ser acessado clicando aqui

 

A carteira de pesca amadora vigente é obrigatória para o exercício da pesca. Caso o pescador esteja sem a licença estará sujeito a autuação, multa e apreensão de seu material. O limite para captura e transporte por pescador é de 10 kg mais um exemplar. É proibida a comercialização (venda) do pescado por parte do pescador amador. Em 2022, o IEF emitiu 25 mil carteiras de pesca amadora.

 

Pesca amadora

 

A Pesca Amadora tem a finalidade de lazer ou recreação e o pescado originado da pesca amadora não pode ter intuito comercial. “É permitido apenas para consumo próprio do pescador amador, respeitando o limite de captura, as espécies permitidas e o tamanho mínimo de captura”, afirma Roberto Diniz.

 

A categoria subdivide-se em três subcategorias: Embarcada, Desembarcada e Subaquática. Cada categoria permite a realização da pesca em locais distintos, sendo necessária a carteira de pesca específica para cada modalidade. Exceção para a carteira de pesca na modalidade Embarcada, que é válida também para a categoria Desembarcada.

 

Clique aqui para acessar o MG Pesca no Portal Ecossistemas.

Para mais informações sobre a pesca amadora, clique aqui.

 

Emerson Gomes

Ascom/Sisema

 

 

 

IEF|

Rodovia João Paulo II, 4143, Bairro Serra Verde - CEP 31630-900
Todos os direitos reservados - Aspectos legais e responsabilidades