Conexão Mata Atlântica encerra período de plantio 2022/23 com mutirão em Juiz de Fora

Foto: Divulgação/IEF

PlantioJF2 Dentro

O Instituto Estadual de Florestas (IEF), por meio do projeto Conexão Mata Atlântica e em parceria com o 28º Grupo Escoteiro Frederico Ozanam da Sociedade São Vicente de Paulo SSVP e a Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), realizou, no último sábado (6/5), um plantio simbólico de mudas, marcando o encerramento do período de plantio 2022/23 do projeto.

A atividade foi um dia de campo com ações de educação ambiental. Além do plantio de cerca de 2.000 mudas os participantes tiveram informações voltadas para o tema do evento: “Meio Ambiente, Qualidade de Vida e Importância das Serpentes para o Sistema Ecológico”.

Ana Júlia, estudante de medicina veterinária da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), ressaltou a importância de ensinar as crianças como preservar e recuperar um bioma tão importante como a Mata Atlântica. “O aprendizado contribui muito para a medicina veterinária, uma vez que a preservação e a recuperação fazem com que haja aumento e manutenção da diversidade de espécies nesse ambiente”, afirmou a estudante.

As atividades aconteceram na propriedade de uma das fomentadas do projeto Conexão Mata Atlântica, o sítio Espelho D’Água. O projeto é realizado com recurso do Fundo Global de Meio Ambiente, com o objetivo de aumentar o estoque de carbono na Bacia do Rio Paraíba do Sul.

Marco Antônio Souza, proprietário da área fomentada pelo Conexão Mata Atlântica, disse que é interessante receber as instituições para esse momento de aprendizado e ainda ter a contrapartida do apoio ao plantio.

O coordenador do projeto Conexão Mata Atlântica em Minas e analista ambiental do IEF, Marcelo Araki, acompanhou todas as atividades e destacou que a educação ambiental é uma premissa para a preservação. “É fundamental incentivarmos o acesso ao contato com a natureza para despertar o cuidado com o meio ambiente. Esse tipo de atividade é parte importante do projeto que vem sendo realizada sob diversos aspectos em toda área de abrangência do Conexão Mata Atlântica em Minas Gerais”, disse.

Renata Fernandes