Ir para o menu| Ir para Conteúdo| Acessibilidade Alternar Contraste | Maior Constraste| Menor Contraste

Instituto Estadual de Florestas - IEF

Oficinas PRA Produzir Sustentável mobilizam sociedade para a regularização ambiental dos imóveis rurais de Minas

PDFImprimirE-mail

 Foto: Divulgação/IEF

OficinasPRA1 dentro

A oficina é voltada para integrar, engajar e instrumentalizar os agentes da assistência técnica e extensão rural; parceiros de prefeituras; instituições de ensino; pesquisa, extensão e consultores

 

Até o mês de agosto, o Instituto Estadual de Florestas (IEF) realiza 14 oficinas presenciais para promover o Programa de Regularização Ambiental (PRA) em Minas Gerais. O objetivo é mobilizar a sociedade para a promoção da regularização ambiental dos imóveis rurais nas diversas regiões do estado. Os encontros começaram no dia 18 de abril, na cidade de Taquaraçu de Minas, e terminam no dia 11 de agosto, em Montes Claros. O próximo é no dia 24, em Lagoa Santa.

 

A oficina PRA Produzir Sustentável é voltada para integrar, engajar e instrumentalizar os agentes da assistência técnica e extensão rural; parceiros de prefeituras; instituições de ensino; pesquisa, extensão e consultores. A expectativa é de que, nesses quatro meses de ação, os participantes possam disseminar o conhecimento adquirido.

 

Os encontros são feitos com a expertise dos técnicos do IEF e têm como temáticas a visão integrada da paisagem e adequação ambiental e produtiva dos imóveis rurais, o Cadastro Ambiental Rural (CAR): inscrição e análise, e o passo a passo para a adesão ao PRA.

 

“As oficinas são oportunidades de construção de capacidades e habilidades em torno da conservação e recuperação dos recursos naturais e da promoção do desenvolvimento rural sustentável, mobilizando os atores locais para disseminação dos benefícios do PRA para os territórios”, comenta a analista ambiental do IEF, Janaína Mendonça.

 

Segundo ela, nas oficinas também são apresentadas as oportunidades para a recuperação das áreas com metodologias produtivas, como os sistemas agroflorestais, que podem trazer renda aos agricultores familiares. A expectativa do IEF é, ao realizar essa conscientização, dar a oportunidade de a sociedade colher os benefícios da conservação e da recuperação dos recursos naturais como: proteção da biodiversidade, segurança hídrica e alimentar, proteção ao clima, geração de renda sustentável e melhoria da qualidade de vida

 

Sobre o PRA

 

O  PRA se refere à regularização dos passivos ambientais de um imóvel rural em Área de Preservação Permanente (APP), Reserva Legal (RL) e Área de Uso Restrito (AUR), onde a degradação tenha ocorrido até 2008. É atualmente um dos maiores programas de recuperação ambiental em operação no mundo e está previsto para ocorrer em todo o território nacional.
 
Minas Gerais tem cerca de 1 milhão de imóveis rurais registrados em sua base do Cadastro Ambiental Rural (CAR), 93% deles são propriedades em regime familiar (de até quatro módulos fiscais) e destes, 60% já se manifestaram pela intenção de adesão ao PRA. Estas propriedades ocupam 40% da área do estado. O foco é fazer a recuperação ambiental e produtiva das propriedades e posses rurais, tanto as grandes quanto as pequenas.
 
Calendário

 

A próxima oficina PRA Sustentável ocorre no dia 24 de maio, na cidade de Lagoa Santa.  As oficinas já foram realizadas nas cidades de Governador Valadares, Teófilo Otoni e Taquaraçu de Minas.

 

Confira as datas das próximas oficinas

 

24/05- Centro Norte (Lagoa Santa)
25 /05: Centro Oeste (Arcos)
05/06 e 06/06: Sul (Varginha)

14 e 15/06: Jequitinhonha (Diamantina)

19-20/06: Noroeste (Paracatu)

21 e 22/06: Alto Paranaíba (Patos de Minas)

04 e 05/07: Triângulo (Uberlândia)

11 e 12/07: Centro Sul (Barbacena)

25 e 26/07: Mata (Viçosa)

08/08 e 09/08: AMSF (Januária)

10/08 e 11/08: Norte (Montes Claros)

 

Interessados podem fazer a inscrição neste link


Luciane Evans
Ascom/Sisema

IEF|

Rodovia João Paulo II, 4143, Bairro Serra Verde - CEP 31630-900
Todos os direitos reservados - Aspectos legais e responsabilidades