Turismo sustentável foi tema de oficinas realizadas nos parques estaduais Serra do Cabral e Serra Nova e Talhado

Foto: Divulgação/IEF
Copaibas2 Dentro
As oficinas contaram com a presença de gestores municipais e moradores da região dos parques

O Instituto Estadual de Florestas (IEF) promoveu, entre os dias 17 e 20 de abril, oficinas e reuniões com gestores e comunidades locais para debater o turismo regional e a elaboração de Planos de Uso Público do Parque Estadual Serra do Cabral e do Parque Estadual Serra Nova e Talhado. O encontro faz parte das ações previstas no programa Copaíbas - Comunidades Tradicionais, Povos Indígenas e Áreas Protegidas nos Biomas Amazônia e Cerrado, do Fundo Brasileiro para a Biodiversidade (Funbio), em parceria com o IEF.

Minas Gerais tem 12 Unidades de Conservação (UCs) participantes do Copaíbas, e a previsão é de investimentos de R$ 30 milhões nessas unidades administradas pelo IEF. O objetivo do programa é promover ações que contribuam para a conservação do bioma do Cerrado. Os recursos são direcionados para linhas de ação estruturantes dos parques, como a elaboração de Plano de Uso Público (PUP), que aborda diretrizes para fomentar, fortalecer e ordenar as atividades relacionadas ao turismo em contato com a natureza e o uso público.

O PUP é um documento técnico não-normativo e programático que traz estratégias, diretrizes e prioridades de gestão, para estimular o uso público, orientar o manejo, aprimorar as experiências e diversificar as oportunidades de visitação nos parques. Os planos, discutidos amplamente nas oficinais, têm previsão de ser finalizado ainda no segundo semestre deste ano. Ele está sendo elaborado pela empresa contratada Plantuc Projetos Socioambientais.

A integração das unidades com o entorno busca oportunidades para o desenvolvimento do turismo local, conforme destaca a gerente de Criação e Manejo de Unidades de Conservação do IEF, Letícia Horta Villas Boas. “A elaboração dos PUPs dos parques Serra do Cabral e Serra Nova e Talhados é uma excelente oportunidade para ordenar o uso público nestas unidades, trazendo maior segurança na realização dessas atividades, uma vez que, no futuro, estarão respaldadas por um documento técnico elaborado com a participação de atores locais”, comenta.

Programação

No parque Estadual Serra do Cabral, na cidade de Buenópolis, foram feitas, nos dias 17 e 18, reunião com 12 representantes da prefeitura, e oficinas com 31 participantes. No Parque Estadual Serra Nova e Talhado, em Rio Pardo de Minas, houve, no dia 19, reunião com 21 gestores municipais, e oficina no dia 20, com 42 participantes. Os encontros abordaram o contexto turístico das localidades, conheceras ações desenvolvidas nessa área e a importância das unidades de conservação para os moradores e gestores.

Além disso, foram desenvolvidas discussões para uma visão de futuro sobre o uso público das unidades, embasada nos objetivos, vocação, propósito, significância, recursos e valores fundamentais dos parques.

Copaíbas

O programa Copaíbas foi firmado em 2020 e desenhado para ser desenvolvido ao longo de seis anos. Visa contribuir para a redução do desmatamento, por meio do apoio a estratégias que promovam a conservação de florestas e áreas de vegetação nativa na Amazônia e no Cerrado, resultando também em melhores condições de vida para populações tradicionais e povos indígenas. É executado pela Funbio e viabilizado com recursos da Iniciativa Internacional da Noruega para Clima e Florestas – NICFI, por meio do Ministério das Relações Exteriores da Noruega.

Luciane Evans