Ir para o menu| Ir para Conteúdo| Acessibilidade Alternar Contraste | Maior Constraste| Menor Contraste

Instituto Estadual de Florestas - IEF

Parque Estadual Lapa Grande abriga importante complexo de grutas e cavernas no Norte de Minas

PDFImprimirE-mail

 Foto: Evandro Rodney/IEF

Lapa Grande interna

O Parque Estadual da Lapa Grande, situado em Montes Claros, é uma das UCs com maior relevância ambiental e histórica de MG

 

O Parque Estadual da Lapa Grande, administrado pelo Instituto Estadual de Florestas (IEF), é uma das unidades de conservação estaduais com maior relevância ambiental e histórica de Minas Gerais. Com cerca de 15 mil hectares de área, o parque está localizado na zona rural de Montes Claros, no norte de Minas. Destaca-se pelas trilhas de caminhada e rotas para ciclismo, além de proteção às suas cavernas.

 

“O objetivo de criação da unidade de conservação foi de proteger e conservar o complexo de grutas e abrigos, além dos principais mananciais de fornecimento de água para as comunidades de Montes Claros e municípios vizinhos, bem como a flora e fauna locais”, afirma a gerente do Parque, Aneliza de Almeida Miranda Melo.

 

Dentre as mais de 50 cavidades registradas no parque, destaca-se a Lapa Grande, pelo fato de ser uma das maiores do Estado, com 2,2 quilômetros de extensão, e por sua importância histórico-cultural. “Nos primórdios da história de Montes Claros, a Lapa Grande já possuía este nome e era conhecida e frequentada pelos moradores da região”, observa a gerente. O complexo de sistema cárstico que abrange parte da área apresenta em sua extensão afloramentos rochosos de calcário, chegando, em alguns casos, a mais de mil metros de altitude. Nestes afloramentos, predominam diversas espécies de cactos e bromélias.

 

O Parque está localizado numa zona de transição entre cerrado e caatinga. Abriga importante fragmento do bioma cerrado, com árvores de caules tortuosos e folhas coriáceas, com a cutícula espessa. Destaca-se também a mata seca, que cria duas paisagens completamente distintas na estação seca e na chuvosa.

 

Outro patrimônio da unidade de conservação é o centenário Casarão das Quebradas, local de grande importância histórica para Montes Claros, por ter servido de apoio aos tropeiros que levavam mantimentos para serem comercializados na região.

 

Atrativos

 

O parque possui diversas trilhas para as atividades de caminhadas e observação de vida silvestre. A Trilha da Lapa Grande possui 2,2 km de extensão e tem como principal atrativo a caverna Lapa Grande, com ornamentações de grande beleza, como estalactites e estalagmites. A trilha pode ser percorrida (ida e volta) em cerca de 40 minutos.

 

Já a Trilha do Boqueirão da Nascente, tem como principais atrativos a mata ciliar, caverna e ressurgência do Rio Lapa Grande (Pai João). A distância a ser percorrida (ida e volta) é de 1.180 metros, com duração aproximada de uma hora (possui horário limite de saída).  

A Trilha da Lapa Pintada tem como principal atrativo o sitio arqueológico da Lapa Pintada, que é um abrigo em forma de anfiteatro com mais de 40 m de altura, coberto com pinturas rupestres de temática diversificada.  A distância a ser percorrida (ida e volta) é de 3.644 m, com duração aproximada de duas horas (possui horário limite de saída).

 
Por fim, a Trilha da Ponte de Pedra possui como atrativo uma formação natural em arco e constitui referência histórica, pois funcionava como uma ponte natural sobre o Rio Lapa Grande, usada por viajantes, tropeiros e pelos primeiros veículos que transitaram na região. A distância a ser percorrida (ida e volta) é de 5.020 m, com duração aproximada de três horas (possui horário limite de saída).


Ciclismo

 

Algumas rotas para ciclismo também podem ser feitas em alguns trechos do Parque, como é o caso da Estrada de acesso à sede do parque (2,8km); do Circuito das Quebradas (14 km), Circuito Ponte de Pedra (27 km); Circuito Córrego São Marcos (9,2 km); Circuito da Chapada (o mais longo deles com 50.7 km), o Circuito do Mirante (28,5 km) e a Rota do Urubu (1,1 km).

 

A visitação ao parque acontece de terça-feira a domingo (inclusive feriados), das 8h às 16h. De terça à sexta-feira, também são atendidas instituições de ensino, associações e Organizações Não Governamentais – ONGs (com agendamento prévio solicitado no blog da UC).

 

Emerson Gomes
Ascom/Sisema

IEF|

Rodovia João Paulo II, 4143, Bairro Serra Verde - CEP 31630-900
Todos os direitos reservados - Aspectos legais e responsabilidades