Ir para o menu| Ir para Conteúdo| Acessibilidade Alternar Contraste | Maior Constraste| Menor Contraste

Instituto Estadual de Florestas - IEF

Temporada de montanhismo em Minas revela a oportunidade da prática do esporte nas Unidades de Conservação estaduais

PDFImprimirE-mail

 

Fotos: Evandro Rodney

Intendenteinterna

Cachoeira de Tabuleiro, no Parque Estadual Serra do Intendente

 

O fim do período chuvoso marca o início da temporada do esporte que mais carrega o DNA de Minas Gerais: o montanhismo. No dia 15 de abril, a Praça do Papa vai abrigar, das 8h às 20h, a Abertura da Temporada de Montanhismo (ATM Minas 2023), aos pés do conjunto montanhoso mais simbólico de Belo Horizonte, a Serra do Curral.

 

Com muro de escalada, oficinas técnicas, trilhas na serra e atividades diversas, todas gratuitas, tanto para iniciados quanto para o público em geral, o evento busca celebrar o melhor momento para o montanhismo e popularizar sua prática. “Nossa ideia é comemorar a chegada da melhor época para aproveitar toda a potência das montanhas de Minas, sempre com consciência e segurança, e divulgar a atividade, que trabalha corpo, mente e espírito”, explica Giselle Melo, ex-presidente da Federação de Montanhismo e Escalada do Estado de Minas Gerais (FEMEMG) e que está à frente da comissão organizadora do evento.

 

A ATM Minas 2023 na Praça do Papa, no sábado (15/4), também vai marcar o lançamento em versão digital do Guia da Temporada de Montanhismo de Minas Gerais 2023, com mapa completo e informações de atrações do estado e da Região Metropolitana de Belo Horizonte. A programação já está sendo detalhada no perfil oficial do evento no Instagram  (@atmminasgerais).

 

Realizado no estado mais montanhoso do Brasil, o evento - patrocinado pela Belotur, por meio de edital do programa BH Quatro Estações, e com o apoio do Instituto Estadual de Florestas  (IEF) - tem tudo para se consolidar como o maior e melhor encontro de montanhistas do país, incluindo Belo Horizonte no circuito da chamada cultura da montanha. Barracas de alimentação e bebida e um show de encerramento coroando o pôr-do-sol na praça completam a festa.

 

Esporte, lazer, estilo de vida, prática ambiental, atividade econômica, terapêutica ou social, o montanhismo é uma atividade acessível e, divertida, desde que praticado com segurança. Trilheiros, escaladores, praticantes de turismo de aventura e ecoturismo, escoteiros, ciclistas, corredores de montanhas, esportistas e amantes da natureza em geral são esperados para um dia inteiro de programação, com muita informação e troca de experiências.

 

Parques de Minas

 

As unidades de conservação estaduais administradas pelo Instituto Estadual de Florestas (IEF) são locais que reúnem amantes do montanhismo. Parques e Monumentos Naturais são espaços perfeitos para a prática e oferecem picos e locais para escalada.

 

Na Região Metropolitana de Belo Horizonte, o Parque Estadual do Sumidouro tem espaço natural para escalada. Também é o caso do Monumento Natural Estadual Pico da Ibituruna, em Governador Valadares.

 

“As unidades de conservação localizadas na Serra do Espinhaço também oferecem atrativos para a realização do montanhismo”, observa o diretor de Unidades de Conservação do IEF, Breno Esteves Lasmar. É o caso dos Parques Estaduais Pico do Itambé, Serra do Intendente e Biribiri.

 

Outras unidades oferecem excelentes condições pela geografia que caracteriza Minas Gerais: o mar de montanhas. Em Ouro Preto e Mariana, a subida até o Pico do Itacolomi é o principal atrativo do Parque de mesmo nome.

 

No Sul do Estado, o Parque Estadual da Serra do Papagaio atrai interessados nas suas montanhas. Em Montes Claros, dentre outras atrações, o Parque Estadual Lapa Grande também tem espaços para escalada.

 

A lista continua com a Reserva de Vida Silvestre Libélulas da Serra de São José (Tiradentes), o Monumento Natural Serra da Piedade (Caeté), o Parque Estadual Serra de Boa Esperança (Boa Esperança) e o Parque Estadual Serra do Brigadeiro (Zona da Mata).

 

Confira todas as unidades de conservação estaduais, clicando aqui.

 

IEF|

Rodovia João Paulo II, 4143, Bairro Serra Verde - CEP 31630-900
Todos os direitos reservados - Aspectos legais e responsabilidades